LITURGIA

Continuação da serie sobre a liturgia da missa: (1/5) (2/5) (3/5)

ABERTURA DA CELEBRAÇÃO ( parte 2/5)

Observando-se a Liturgia da Missa, vemos que ela inicia-se com o canto e a procissão de entrada. A seguir, o sacerdote dialoga com a comunidade, acolhendo-a em nome de Deus. Segue-se o ato penitencial, as aclamações e súplicas e a oração conclusiva.

Estes ritos têm por finalidade:

  • Reunir os fiéis, possibilitando-lhes uma comunhão;
  • Dispô-los a ouvir com proveito a Palavra de Deus;
  • E a celebrar frutuosamente a Eucaristia.

O Canto De Entrada e "Sinal da Cruz"

O canto está a serviço do louvor de Deus e de nossa santificação. Quem canta, reza duas vezes. Não é apenas para embelezar a Missa, mas para nos ajudar a rezar. O canto de entrada deverá estar em plena sintonia com o momento litúrgico que se celebra. Ele tem a função de:

  • favorecer a união dos fiéis;
  • Criar um clima festivo;
  • Introduzir o povo no mistério ou festa celebrados;
  • Acompanhar a procissão de entrada do celebrante e ministros.

Durante o Canto de Entrada, o celebrante que preside a Missa, acompanhado dos Ministros ou Acólitos, dirige-se para o altar. Faz uma inclinação profunda e depois beija o altar. O beijo tem um endereço: não é propriamente para o mármore ou a madeira do altar, mas para o Cristo, que é o centro de nossa piedade. A procissão de entrada deve ser solene, passando pelo meio do povo, especialmente nos dias festivos. Neste momento o Presidente faz o sinal da cruz e toda a Assembléia o acompanha, dizendo ao final, Amém. A expressão "Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo", tem um sentido bíblico: não quer dizer apenas o "nome", como para nós, ocidentais. "Nome", em sentido bíblico, quer dizer a própria pessoa. Isto significa dizer que iniciamos a Missa colocando a nossa vida e toda a ação nas mãos da Santíssima Trindade.

O diálogo do Celebrante com o povo

Estabelece uma comunicação inicial, criando a comunhão. Pela saudação, o celebrante significa à Assembléia a presença do Senhor no meio do seu povo. A resposta é o reconhecimento desta presença. O diálogo simboliza o mistério da Igreja reunida e vem atualizar o encontro de Cristo com o seu povo.

Preparação Penitencial

Os fiéis, unidos pelos cantos e diálogos, conscientes de sua reunião em Cristo e de sua presença na assembléia confessam que são pecadores se reconciliam entre si e com Deus.

Após um momento de silêncio, usa-se uma das seguintes fórmulas:

I Formula

TODOS: Confesso a Deus todo-poderoso / e a vós, irmãos, / que pequei muitas vezes / por pensamentos e palavras, / atos e omissões, / (e, batendo no peito, dizem) por minha culpa, minha tão grande culpa. / E peço à Virgem Maria, / aos anjos e santos / e a vós, irmãos, / que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

II Formula

CEL: Senhor, que viestes salvar os corações arrempendidos, tende piedade de nós.

ASS: Senhor, tende piedade de nós.

CEL: Cristo, que viestes chamar os pecadores, tende piedade de nós.

ASS: Cristo, tende piedade de nós.

CEL: Senhor, que intercedeis por nós junto do Pai, tende piedade de nós.

ASS: Senhor, tende piedade de nós.

CEL: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

ASS: Amém!

Canto do Glória

É o hino pelo qual a Igreja louva, agradece e suplica ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

O Glória pode também ser recitado, como segue:

CEL: Glória a Deus nas alturas

ASS: e paz na terra aos homens por ele amados. / Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: / nós vos louvamos, / nós vos bendizemos, / nós vos adoramos, / nós vos glorificamos, / nós vos damos graças / por vossa imensa glória. / Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, / Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. / Vós que tirais o pecado do mundo, / tende piedade de nós. / Vós que tirais o pecado do mundo, / acolhei a nossa súplica. / Vós que estais à direita do Pai, / tende piedade de nós. / Só vós sois o Santo, / só vós, o Senhor, / só vós, o Altíssimo, / Jesus Cristo, / com o Espírito Santo, / na glória de Deus Pai, / Amém

O Canto do Glória é um hino antiquíssimo e venerável, pelo qual a Igreja, congregada no Espírito Santo, glorifica e suplica a Deus Pai e ao Cordeiro, é cantado pela Assembléia dos fiéis ou pelo povo que o alterna com o grupo de cantores ou pelo próprio grupo de cantores. Se não for cantado, dever ser recitado por todos, juntos ou alternadamente.

O Canto do Glória é cantado ou recitado aos domingos, exceto no tempo do Advento e da Quaresma, nas solenidades e festas e ainda em celebrações especiais mais solenes


Oração do dia (coleta)

O celebrante, em nome de toda a Igreja reunida, se dirige a Deus, por intermédio de Jesus Cristo. Há sempre uma oração do dia para cada momento litúrgico, conforme estabelece o Missal Romano, cuja versão para a língua portuguêsa, para o Brasil, foi aprovada pela Comisssão Episcopal de Textos Litúrgicos (CETEL), da CNBB, em uso desde 25/09/91. A oração da coleta exprime a índole da celebração e dirige, pelas palavras do celebrante, uma súplica a Deus Pai, por Cristo, no Espírito Santo.

Aqui todos os fiéis oram, em silêncio, por algum tempo. No fim da oração a Assembléia aclama com um Amém. Em seguida todos sentam-se para ouvir com atenção a Liturgia da Palavra.


Veja a terceira parte aqui

MÚSICA

Veja um trecho do Show da Banda Ciros no encerramento do I Sínodo Arquidiocesano de Vitória:

Ai, ai, ai Jesus (gravado por mim)


Galera de Cristo (gravado pela banda)

MÚSICA

Confira quais serão os próximos lançamentos da Música Católica!


Artista: Diego Fernandes
Gravadora: (indefinido)
Título do CD: Não desista de viver!
Provável data de lançamento: setembro de 2009

Artista: Dayana
Gravadora: Independente
Título do CD: Não Desista
Provável data de lançamento: setembro de 2009

Artista: João Victor
Gravadora: Independente
Título do CD: Destreza em Amar
Provável data de lançamento: dezembro de 2009

Artista: ElectroCristo
Gravadora: Paulinas-COMEP
Título do CD: Saint of Saint´s
Provável data de lançamento: 2º semestre de 2009

EM BREVE...

Em breve, uma madrugada com muita diversão, alegria, fé e oração! Uma experiência especial!
Aguarde informações!

FORMAÇÃO


Que nunca mais voltemos a falar “Você sabe quem sou eu?”!

“Importa que Ele cresça e que eu diminua” (João 3, 30).

Quando nos expomos diante dos outros, revelando-lhes nossas habilidades, nos tornamos presas de uma grande tentação do inimigo: a vaidade. Estar à frente de um exército, durante uma batalha, é ter a consciência de que provavelmente seremos os primeiros a ser atingidos pelo adversário. Isso acontece tanto no âmbito humano, quanto no âmbito espiritual.

É em vão pensarmos que estamos isentos dessa guerra espiritual. Em Cristo estamos protegidos, mas não ausentes dessa batalha.

Todos nós temos necessidade de ser elogiados, aplaudidos e admirados pelos demais. Por carência, desejamos a atenção e o cuidado das pessoas que nos cercam. Essas são características humanas que trazemos conosco. No entanto, precisamos cuidar para não nos entregarmos à vaidade e à vanglória. Essa ostentação ou “qualidade imoderada e infundada de quem deseja ser admirado pelos outros” pode nos fazer errar o alvo.

Uma das grandes lutas que tenho travado é a de não me deixar ser levado por esses males [vanglória e vaidade]. É preciso nos esforçarmos para canalizar todos os elogios que nos são dados para o Senhor dos nossos dons. Diante do reconhecimento dos outros o que podemos fazer é agradecer e dar glória a Deus.

Estamos errados em viver uma falsa humildade, é preciso reconhecer que o Todo-poderoso utilizou-se de nós como Lhe aprouve e que nós também cooperamos com o Senhor. Cooperar é operar com, ou seja, eu ajudo o Senhor a agir em mim e através de mim.

Acolha de bom grado os elogios que lhe são feitos, mas, volte-os para Deus e glorifique-O. Ser simples, dar o melhor de si no trabalho que lhe foi designado – sendo ou não visto pelos outros – é um bom exercício para vencer a vaidade. Humilhar-se e viver como um discípulo, aquele que sempre está disposto a aprender, também nos ajudará a vencer essa tentação.

Que nunca mais voltemos a falar “Você sabe quem sou eu?”! Que nunca mais queiramos agradar aos outros e realizar a missão para sermos reconhecidos, mas que tudo seja para a Glória de Deus, como nos ensina João Batista: “Importa que Ele cresça e que eu diminua”.

Lutamos juntos,

Em Cristo,

Emanuel Stênio
Comunidade Canção Nova

fonte: http://www.cancaonova.com/cnova/ministerio/temp/inf_txt.php?id=1860

FORMAÇÃO


As armas contra o inimigo

Muitos cristãos, ao tomarem a decisão de seguir ao Senhor, pensam que vão ter uma vida mais tranquila. Mas a verdade é o contrário, pois o demônio não tem interesse em atacar os que não são seguidores de Cristo. Até mesmo os santos foram perseguidos. O interesse do maligno é colocar obstáculos na vida daqueles que decidiram seguir o Senhor.

Isso não é motivo de nos levar a uma crise. Não temos motivo para temer o inimigo, pois ele já foi derrotado. O demônio é que tem de ter medo de você, e a razão é simples: nós somos filhos e filhas de Deus, herdeiros do Reino. O maligno tem muita raiva, porque aquilo que foi dado a ele uma vez, agora é dado a nós. Ele tenta nos enganar de várias maneiras, mas tem uma técnica que ele usa frequentemente para nos atacar: é o desânimo, o desencorajamento. O desânimo não vem de Deus, sempre vem do inimigo, daquele que nos faz desistir de ir em frente.

Vamos olhar para São Pio de Pietrelcina. Quando um analista do Vaticano disse que ele era um psicopata, este santo entrou numa crise tremenda. Ele olhou para seus estigmas e se questionou se tudo era falso. Madre Teresa de Calcutá, no seu leito de morte, também viveu uma grande crise ao sentir o amor de Deus longe dela. O bispo teve de enviar um exorcista até ela e convencê-la de que aquele sentimento não vinha de Deus.

É muito normal que também nós vivamos esses momentos de crise. Seguir Jesus num momento de entusiasmo é fácil, mas continuar O seguindo nos momentos de sofrimento é difícil. O inimigo virá tentá-lo quando você estiver se sentindo fraco, cheio de medos, com raiva, ansiedade, tristeza. É nosso papel lutar contra essas táticas que ele usa para nos desanimar. A tática que ele também utiliza é nos apresentar meias verdades, porque o demônio é um mentiroso, enganador, trapaceiro. Ele nos apresenta algo que parece muito bom, quando, na verdade, é muito ruim.

O maligno diz que por causa dos seus pecados, você não consegue fazer nenhuma tentativa para ser mais santo. Muitas vezes nós pensamos que as tentações são somente relacionadas ao sexo, à raiva, aos sentimentos de ódios. Essas são grandes tentações. Mas temos de estar atentos a uma grande tentação que é não fazer a vontade de Deus.

O inimigo faz de tudo para que nós saiamos do caminho da vontade do Senhor. Ele ousou tentar Jesus a desobedecer ao Pai, quando O levou ao alto do monte e mostrou-Lhe as cidades, dizendo que elas pertenciam a Ele [Jesus]. A tentação do inimigo a Cristo era muito atraente. O Pai dizia para o Filho ir para a cruz e o inimigo pedia que Ele desobedecesse ao Pai e tomasse posse daquelas cidades. Mas Nosso Senhor Jesus Cristo diz: “Afasta-te de mim, satanás. Eu adoro somente ao Pai”.

Irmãos e irmãs, será uma luta até o fim de nossa vida, mas se nós usarmos as armas não precisaremos ter medo nenhum. A primeira arma é a Eucaristia. O inimigo treme diante da Eucaristia, porque ela é sinal de humildade. Jesus quis, por um momento, aniquilar a Si mesmo, entrando nas espécies do pão e do vinho para ficar perto de nós. Uma outra arma forte contra o inimigo é o Sacramento da Confissão. Este sacramento é mais poderoso do que a própria oração do exorcismo.

Momentos de desânimo podem acontecer em nossas vidas. Quando isso acontecer se agarre a Virgem Maria. Um jovem teve uma visão na qual ele precisava construir uma barco para atravessar o oceano. Enquanto ele construía este objeto as pessoas diziam que ele não iria conseguir e que ele não conseguiria vencer a fúria do mar. Até que aquele rapaz terminou de construí-lo e começou a remar em direção à longa jornada no oceano. Mas um amigo disse a ele: “Meu amigo, tenha coragem. Seja forte!” E aquele jovem olhou somente para aquele homem que estava dando força para que ele continuasse. E toda vez que ele sentia o desânimo se aproximar ele se lembrava daquelas palavras do amigo.

Muitos poderão nos chamar de doidos, de loucos, mas há uma Maria que está gritando em nossos ouvidos: “Boa viagem! Não tenhais medo do inimigo. Não desanimem porque a vitória é nossa. Uma vez que Jesus Cristo derrotou o inimigo, com o Senhor nós também o derrotaremos.” A Santíssima Virgem Maria nos diz hoje: “Eu estarei com vocês. Não tenham medo. Vão em frente. Vocês serão vencedores!”

Rogue pela intercessão da Mãe, clamando: Maria, nós cremos em Ti, porque Tu és nossa Mãe. Nenhuma mãe deixará o filho em perigo sem dar a ele uma mão, sem ajudá-lo. Maria, sabemos que Tu estás conosco, e por causa de Ti nos sentimos seguros.

Nossa Senhora nos diz: “Faça tudo o que Ele lhe disser. Vá em frente. Não desanime!

Lembre-se das palavras de Jesus: ‘Eu sou, porque nada é impossível para aquele que crê’”.

Frei Elias Vella
Franciscano conventual, líder da RCC na Ilha de Malta

fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=11577

LITURGIA

Serie sobre a liturgia da missa: (1/5) (2/5) (3/5)



LITURGIA DA MISSA (parte 1/5)

Introdução

A missa, ou celebração da Eucaristia, não é a oração de um só homem, pois já não basta rezar só em casa; a igreja sempre foi e continua sendo a casa de Deus e o lugar de oração em comunidade. Jesus frequentava o Templo em Jerusalém com Maria, José e os Apóstolos. Jesus já dizia: "se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, o que seja, conseguirão de meu Pai que está nos céus. Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, ai estou eu no meio deles" (Mt 18, 19-20).

É bom que cada fiél católico entenda bem cada parte da missa a fim de que a Santa Eucaristia não se constitua em um mero rito mecâncico, onde as pessoas só "copiam" o que as outras fazem (gestos, sinal da cruz, genuflexão, etc.) sem entender exatamente o que está acontecendo. A missa é igual para toda a Assembléia mas a maneira de cada um participar pode ser diferente pois depende da fé que as pessoas têm e também do grau de formação na religião. As vezes vamos fazendo muitas coisas sem saber por quê. Para participar da missa com fé e alegria, além da sua formação catequética básica, o fiel deve conhecer todas as etapas da liturgia da missa pois ninguém ama o que não conhece.

O objetivo desta serie é de apresentar alguns fundamentos básicos da liturgia da missa a fim de que o fiel católico tire todo o proveito espiritual que a Santa Eucaristia oferece para todos nós, a quase dois milênios a fio. O fiel católico deve ser, sobretudo, um fiel bem informado; se não nos salvarmos a culpa é nossa, já dizia São João Crisóstomo!

Veja a segunda parte aqui

JÁ! NEWS

FESTA DE CATÓLICOS MOBILIZOU UMA MULTIDÃO
Domingo, 23 de Agosto de 2009


Na festa do I Sínodo Arquidiocesanoque aconteceu ontem, 23 de agosto na Praça do Papa, a presença das comunidades foi um grande sinal da força da fé dos católicos na Arquidiocese de Vitória.

A chegada da Imagem de Nossa Senhora da Penha foi emocionante. 400 crianças atendidas em projetos sociais formaram o corredor com a ternura das crianças e as flores simbolizando o carinho e a alegria.

A Celebração Eucarística foi o 'ponto alto' de toda a programação. Estiveram presentes bispos, padres, seminaristas, religiosos, autoridades e uma multidão de fiéis que lotou a Praça do Papa e participou com cantos, orações, bandeiras e estandartes dos padroeiros. No início da celebração foi lida a mensagem enviada pelo Santo Padre, o Papa para esta ocasião e no final as condições para que os fiéis preparados recebessem a indulgência concedida pelo senhor arcebispo, D. Luíz Mancilha Vilela.

O Documento Sinodal Conclusivo foi apresentado pelos dois vice-presidentes do Sínodo, D. Mário Marquez e pe. José Aledi. O Documento traz a síntese das reflexões que aconteceram ao longo dos três anos e principalmente as orientações e objetivos para os próximos anos.

A Igreja de Vitória quer ser sinal de esperança para seus fiéis e através deles testemunha viva dessa esperança para a sociedade.

A Imagem de Nossa Senhora da Penha ficou durante todo o dia no Memorial da Paz e voltou ao Convento após os shows da Banda Ciros e Joanna.

Confira as fotos da Missa de encerramento do I Sínodo, do show com a cantora Joanna, do show com a Banda Ciros e da chegada e retorno da Imagem da Nossa Senhora da Penha ao Convento da Penha no site: http://www.aves.org.br

JÁ! NEWS

Noticias sobre o encerramento do I Sínodo Arquidiocesano de Vitória


Católicos reforçam opção por pobres

foto: Daniella Zanotti
Fieis lotaram a Praça do Papa neste domingo
Milhares de fiéis participam neste domingo (23) do encerramento do I Sínodo Arquidiocesano, na Praça do Papa, em Vitória. Desde 2006, as comunidades e áreas pastorais da Igreja Católica se reúnem para elaborar planos de evangelização, e o resultado desse trabalho foi apresentado na forma de um documento com orientações específicas para a ação pastoral nos próximos anos.

O Sínodo surgiu a partir das necessidades apontadas jovens, famílias e ex-católicos em uma pesquisa técnica. Na consulta, as pessoas expuseram a imagem que tinham da Igreja, e deram sugestões para um revigoramento da fé.

A festividade teve início às 8h, com a chegada da imagem original de Nossa Senhora da Penha, que foi carregada por integrantes da Marinha até o palco central da Praça. O arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, afirmou durante a Celebração Eucarística que a Igreja usará de todos os meios evangélicos para atingir o objetivo do 1º Sínodo, que se propõe a "ser sinal de esperança para o povo, anunciando e testemunhando a Boa Nova de Jesus Cristo, à luz da evangélica opção pelos pobres, caminhando juntos, na acolhida fraterna".

Na presença de diversos integrantes do clero capixaba, Dom Luiz destacou que o Sínodo deve ser "sinal de esperança aos desesperançados, às crianças e jovens e as pessoas da Terceira Idade em situação de risco; sinal de esperança às vítimas de violência e as encarcerados, aos marginalizados das periferias, e aos acamados e de todo aquele que não têm ânimo de viver".

O documento conclusivo do I Sínodo Arquidiocesano, com o tema "Caminhar juntos na acolhida fraterna e na esperança", foi apresentado durante o evento. Nele encontram-se objetivos e sugestões para serem seguidos pelos cristãos, que englobam Cidadania e Cultura de Paz, Família, Celebração do Ministério Pascal, entre outros.

foto: Daniella Zanotti
A psicóloga Luciene Faria Lima ressaltou a importância do evento para a fé católica
A psicóloga Luciene Faria Lima ressaltou a importância do evento para a fé católica
A psicóloga Luciene Faria Lima, 29 anos, estava emocionada com a celebração. Na opinião da fiel, o Sínodo foi importante para reunir os fiéis e para renovar os laços de fé na Igreja. "O Sínodo traz essa nova visão, não só em direcionar o que está por vir, mas nossa forma de agir. Não é só teoria, é a parte espiritual mesmo, para que a gente aprenda a se voltar para a Igreja com mais fervor, porque às vezes a gente tem a impressão de que os católicos não têm esse fervor forte", disse.

A avenida Nossa Senhora dos Navegantes ficou interditada até 18 horas, em ambos os sentidos, por causa do evento católico. Pela manhã, o trânsito ficou lento sentido Vitória-Centro, mas os agentes de trânsito estavam nos pontos de desvio para orientar os motoristas. Um show com a cantora Joana encerrou do I Sínodo.

O que é um Sínodo?

A palavra Sínodo é uma conjunção de duas outras palavras da língua grega, cujo significado é "fazer juntos o caminho" ou "caminhar juntos". Trata-se de uma série de encontros de representantes das diversas classes de fiéis para tratarem de assuntos propostos por quem convocou o Sínodo e proporem encaminhamentos para as questões discutidas.

Um Sínodo acontece somente a partir da convocação do bispo, quando se realiza em uma Diocese, ou do Papa, quando se realiza para tratar de assuntos relativos à Igreja Universal.

Quando o bispo estiver satisfeito com as reflexões feitas ele estabelecerá como decisão aquilo que julgar mais conveniente a ser observado por toda a Diocese em seus trabalhos pastorais, elaborando assim um documento conclusivo do Sínodo.

fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/08/122660-catolicos+reforcam+opcao+por+pobres.html



Católicos lotam praça para celebrar sínodo

Nem o mau tempo desanimou católicos da Grande Vitória e da região serrana, que ontem participaram em massa da festa de encerramento do I Sínodo Arquidiocesano da Arquidiocese de Vitória, na Praça do Papa. Um dos pontos altos foi a chegada da imagem de Nossa Senhora da Penha, que foi trazida por marinheiros e coberta de pétalas de flores pelos fiéis. A cerimônia marcou o fim de um processo de três anos em que a igreja debateu os rumos de sua atuação social e espiritual. Entre as decisões está o aprofundamento do trabalho social e ênfase à evangelização. "A Igreja quer ser um sinal de esperança para crianças, jovens, adultos e todos os desamparados. Foi um processo de escuta do que o povo quer da Igreja e agora apresentamos as respostas", afirmou o arcebispo dom Luiz Mancilha Vilela. Além de bispos das demais dioceses do Estado, o evento também teve a presença do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio Rocha.

fonte: http://gazetaonline.globo.com/index.php?id=/local/a_gazeta/materia.php&cd_matia=526314

JÁ! NEWS

GRIPE 'A' PROMOVE MUDANÇAS EM RITOS DA SANTA MISSA


Em decorrência da pandemia de gripe suína --a gripe A (H1N1)-- a Igreja Católica recomenda que os fiéis fiquem atentos e modifiquem algumas práticas comuns durante as celebrações religiosas. As mudanças têm o intuito de evitar o contato entre as pessoas e a possível transmissão do vírus.

O arcebispo da Arquidiocese de Brasília, dom João Braz de Aviz, orientou que se evite o abraço da paz, que a comunhão seja feita nas mãos, e que, durante a oração do Pai Nosso, os que quiserem, não deem as mãos.

Na catedral Rainha da Paz, da Arquidiocese Militar de Brasília, o padre Silas afirmou que essas práticas já estão sendo evitadas. "Estamos aconselhando as pessoas a manterem as mãos limpas e, na hora da comunhão, dar a comunhão na mãos, preferencialmente" afirmou.

"Antes a gente deixava pegar a hóstia na mão e pôr no cálice, agora a gente não dá o vinho, só o pão, e dá a hóstia na mão", afirmou Frei Odolir. De acordo com o frei, as mudanças estão sendo bem aceitas pelos fiéis.

JÁ! NEWS

PAPA BENTO XVI FAZ APELO AOS JOVENS

Sábado, 22 de Agosto de 2009



Sua Santidade o Papa Bento XVI fez hoje um apelo aos jovens:


"Caros jovens, não sigam o caminho do orgulho, mas o caminho da humildade. Caminhem contracorrente: não ouçam as vozes reboantes que hoje em muitas partes propõem modelos de vida caracterizados pela arrogância e pela violência, marcados pela prepotência e pela busca do sucesso a todo custo, pelo aparecer e pelo ter, em detrimento do ser...

Caros amigos, não tenham medo de preferir os caminhos 'alternativos' indicados pelo verdadeiro amor... Não tenham medo de se mostrar diferentes e de ser criticados por aquilo que pode parecer fora de moda. Os coetâneos de vocês, como também os adultos – e especialmente aqueles que parecem mais distantes da mentalidade e dos valores do Evangelho – têm uma profunda necessidade de ver alguém que ouse viver segundo a plenitude de humanidade manifestada por Jesus Cristo.

Caros amigos, o caminho da humildade não é, portanto, o caminho da renúncia, mas da coragem."

JÁ! NEWS

Em celebração na catedral D. Luíz agradeceu aos sinodais

Sábado, 22 de Agosto de 2009

Centenas de pessoas se reuniram na noite de 22 de agosto de 2009, na Catedral Metropolitana de Vitória em uma Missa de ação de Graças, pelo encerramento do I Sínodo Arquidiocesano.

Comissões, delegados sinodais, padres, seminaristas, religiosos/as, junto com o Arcebispo Metropolitano, Dom Luiz Mancilha, o bispo auxiliar Dom Mário Marquez, e os bispos convidados, celebraram e agradeceram e no final receberam um novo envio.

Durante a homilia, Dom Luiz agradeceu a todos que trabalharam para que o I Sínodo acontecesse: “Vocês meus queridos conselheiros sinodais e comissões temáticas e de serviço, receberam esta particular e especial missão de exercerem o serviço da escuta no centro de suas Comunidades Paroquiais com suas respectivas redes de Comunidades Eclesiais, com seus carismas próprios e suas Escolas Católicas.
Receberam a missão de exercerem o serviço da escuta de nosso povo, tendo, já, em mãos, o resultado de uma escuta técnica e cientifica realizada por profissionais desta área do saber sobre o que falam as ruas, as praças de nossas cidades bem como o que falam as periferias das cidades e o campo de nossa região, onde está a Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo. “Vocês foram e são os mensageiros da escuta em nome desta Igreja Particular.”

Após a Comunhão foi feita a promulgação do Documento Conclusivo do I Sínodo Arquidiocesano, descerrada a placa comemorativa ao lado da capela do Santíssimo e em seguida os delegados e conselheiros sinodais receberam das mãos dos Párocos de suas respectivas paróquias, e as Comissões das mãos de D. Luiz, D. Mário, pe. Kelder e pe. Aledi uma cópia do Documento Conclusivo, a revista comemorativa e um certificado de participação no Sínodo.

O certificado contém a seguinte frase: “Caminhar Juntos na acolhida fraterna e na esperança – D. Luiz Mancilha Vilela, sscc, Arcebispo Metropolitano de Vitória, agradece a sua participação durante os três anos de dedicação aos trabalhos sinodais e concede-lhe uma benção especial que fortaleça sua fé e sua caminhada.”

Foi a festa do agradecimento e do encontro preparando a grande festa do dia 23 na Praça do Papa.

FORMAÇÃO

E se eu disser 'não'?
Alguns rapazes acham que ser virgem é embaraçoso

Isso depende de que tipo de garota ela é. Uma jovem mulher me contou que chorou quando seu namorado disse que queria parar de fazer coisas sexuais, porque ela pensava que ele estava terminando o namoro. Mas então, ela disse: “Ele me assegurou que esse não era o caso, e que ele ainda me amava e queria me amar pela minha personalidade e não só pelo meu corpo. Eu fiquei maravilhada com isso”.

É surpreendentemente raro para uma mulher menosprezar um rapaz que quer guardar a inocência do relacionamento. Para testar isso, eu perguntei a mil jovens mulheres em minha pesquisa a seguinte questão: “Se você está indo longe demais com um rapaz, e ele lhe dá um beijo na testa e diz: ‘Eu acho que precisamos ir devagar, eu respeito demais você para fazer tudo isso com você, e eu quero me apaixonar por você pelos motivos certos’, você o acharia mais ou menos atraente por isso?”.

Quase 100 por cento das garotas – 995 – disseram que achariam o rapaz mais atraente. Uma garota disse que isso era “porque ela estaria pensando em nós [os dois] e não somente nele”. Outra garota disse: “Eu não vou mentir. No primeiro momento eu ficaria pensando: ‘O quê? Que tipo de homem diz isso?’ Mas depois naquela noite eu pensaria: ‘Eu realmente gosto desse rapaz’”.

Eu fiz uma última pergunta para essas jovens: “Alguns rapazes acham que ser virgem é embaraçoso. Como você se sentiria se um rapaz guardasse sua virgindade para você, sua noiva?”. De novo, as respostas, na esmagadora maioria, indicam a atratividade da pureza. Aqui estão algumas das respostas dadas por elas:

- “Esse é o tipo de rapaz que eu tenho que pegar antes que o resto das bilhões de garotas pegue!”

- “Pare de se preocupar sobre o que os outros vão dizer. Significa tanto que você espere!”.

- “Isso é atraente!”.

- “Está tudo bem em ser virgem. Na verdade, a maioria das garotas prefere assim”.

- “É preciso muita força de vontade para permanecer virgem, e eu amo rapazes assim, que não se importam com o que as pessoas dizem”.

- “Ele é mais homem que muitos outros rapazes”

- “Eles não deviam ficar envergonhados, pois eu não estou”.

- “Essa noiva é uma sortuda”.

- “Muitas garotas como eu acham estranho quando um cara fica com medo de ser virgem. Ele devia se orgulhar!”.

- Eu me sentiria uma princesa, porque é assim que eu quero me sentir na noite do meu casamento”.

- “Eu ia querer ficar mais perto dele!”

- “Essa é a coisa mais linda que um homem pode dar à sua noiva. Isso resume a essência do que é ser um homem, com uma só escolha. Ele prometeu à sua noiva sua vida inteira, inclusive seu corpo”.

- “Ele pode te respeitar mais se pode respeitar a si mesmo”.

Quase todas as garotas – 996 – disseram que se sentiriam amadas, honradas e mais atraídas a um rapaz assim. Das 4 que sobraram, uma expressou descrença que possa existir alguém assim, e as outras três foram indiferentes, dizendo coisas como: “Eu não o amaria mais nem menos se ele não fosse virgem”.

Toda garota deseja saber que é querida, desejada, amada e que merece ser protegida. Quando uma garota chega à universidade, muitas vezes, ela já perdeu a esperança por causa das coisas que ela viu (ou fez). Ela pode aceitar os “ficar” ou as relações casuais, mas no fundo de seu coração ela sonha com algo mais. Na verdade, mais mulheres do que eu posso contar chegam, para mim, nas universidades em que dou palestras e me perguntam a mesma coisa: “Todos os rapazes só estão interessados em uma coisa. Onde eu posso encontrar um homem decente?”.

Imagine se você tivesse de falar para uma dessas mulheres que você não quer nada de sexual agora. Se ela abandoná-lo por você querer ser puro, então você já sabe que, para começo de história, ela nunca o amou, por isso está melhor sem ela. Mas se ela continuar ao seu lado, então vocês vão se respeitar sempre. De qualquer modo, nós temos de enfrentar nosso medo de rejeição, se é que nós queremos um dia amar de verdade.

Como essa pesquisa mostrou, a maioria das mulheres espera encontrar um homem seguro de si, capaz de autodomínio. Mesmo que você já tenha perdido sua virgindade, você ainda pode escolher recomeçar e passar a viver a virtude da pureza. Não importa o passado, nunca é tarde para se tornar o homem que você quer e deve ser.

Trecho do livro: “Pure Manhood”, de Jason Evert. San Diego: Catholic Answers, 2008

Jason Evert

fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=11572

VIDEOS





Videos sobre catolicísmo



Jovens Católicos:


A Fé do Brasil: Região Sudeste 1/2


A Fé do Brasil: Região Sudeste 2/2

MENSAGEM


E quando o cansaço bate à nossa porta?

Quando o cansaço bate à nossa porta, muitas vezes, parece que nossa esperança se desvanece. E como é maravilhoso saber que Jesus se preocupa conosco em todas as situações da nossa vida, principalmente quando as nossas forças nos abandonam.

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso” (Mateus 11, 2).

Corramos ao encontro do Senhor, pois Ele vem ao nosso encontro pronto a nos socorrer e a nos aliviar dos fardos que pesam sobre nós. Abramos o coração à Palavra de Deus, que é verdade e vida:

“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11, 29-30).

Sejamos dóceis ao convite de Jesus neste dia deixando-nos ser cuidados por Ele.

Jesus, eu confio em Vós!

Luzia Santiago - Canção Nova

fonte: http://luziasantiago.com/

JÁ! NEWS

BALADAS SANTAS



Um evento católico com intuito de evangelizar os jovens, principalmente os que costumam frequentar e participar de eventos realizados por casas noturnas. Sabe-se que por não encontrarem uma opção de evento religioso a juventude se lança na bebida, nas drogas etc.

Assim a Balada Santa foi pensada para ser uma festa jovem, aonde o cristão católico pudesse encontrar diversão nos moldes mais atuais e ainda, ser evangelizado. As Cristotecas têm se tornado cada vez mais pontos de encontro da juventude católica em muitos recantos do Brasil, sendo uma ótima alternativa de realizar novas amizades em Deus.

A Balada Santa é hoje uma nova forma de evangelização, em suas mais diversas formas de existir, podemos encontrar jovens que antes não tinham lugar na Igreja para expressar sua alegria e hoje estão aos poucos sendo inseridos na comunidade paroquial através do pastoreio de amigos de caminhada.

Sua organização básica conta com diversos shows de música católica ao vivo intercalados por muita música eletrônica, conta também com apresentações de danças e teatro além de espaços reservados para lanches, e muito bate-papo, tudo isso sem drogas e sem bebidas alcoólicas.

CONFIRA AS PRÓXIMAS CRISTOTECAS EM GUARAPARI:
CRISTOTECA ALEGRIA E FÉ
DATA: 22/08
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Comunidade São Sebastião - Coroado
ATRAÇÕES: DJ Brega e Banda Nova Canaã


O TEMPO DE LOUVAR CHEGOU - 29 ANOS DO GRUPO JUVEC
DATA: 29/08
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Comunidade N. Sra. da Conceição - Bairro N. Sra. da Conceição
ATRAÇÕES: DJ e Banda Tronus







Não percam essas oportunidades de se divertir em Cristo! Abraços!

MENSAGEM



EVENTO


Sínodo


O Sínodo é um tempo de reflexão no qual a Igreja reflete sobre sua ação evangelizadora e a partir dessa reflexão toma decisões sobre novas formas para continuar anunciando a Verdade de Jesus à sociedade do momento.

Na Arquidiocese de Vitória o Sínodo teve início em 2006 e está na fase final. No primeiro semestre de 2009 toda a Igreja Local (pastorais, movimentos, associações, equipes de serviço, etc) viverá momentos fortes de oração retomando os temas refletidos em todas as comunidades ao longo do período transcorrido: Celebração do Mistério Pascal – Igreja Missionária, Acolhedora e Aberta ao diálogo – A Ministerialidade da e na Igreja - A família – A Cultura de paz – Formação integral para a fé e o agir cristão.

No mês de junho haverá uma assembléia conclusiva.

FESTA DE ENCERRAMENTO DO I SÍNODO ARQUIDIOCESANO

O I Sínodo Arquidiocesano de Vitória do ES, está na reta final. É o fim de uma etapa longa que durou 3 anos e o início de um novo trabalho de evangelização fundamentado na escuta que foi feita durante todo este período.

Para o Arcebispo, D. Luíz Mancilha Vilela é o momento de lançar o olhar para o futuro e dar espaço a novas formas de evangelizar.

Participe da Festa que acontece no dia 23 de agosto à partir das 09hs na Praça do Papa em Vitória.

PROGRAMAÇÃO DA PREPARAÇÃO PARA O ENCERRAMENTO DO SÍNODO


De 03 a 08 de agosto – Celebrações na catedral presididas por D. Luíz Mancilha para motivar e mobilizar os diversos grupos e pastorais às 19:30hs.
2ª Feira (03)– COPAV, Congregações Religiosas e Seminaristas.
3ª Feira (04) – Pastoral Familiar, ECC, MFC, Equipes de Nossa Senhora e Setor Juventude
4ª Feira (05) – Movimentos e Associações Apostólicas (Apostolado da Oração, Legião de Maria, Liga Católica, Vicentinos, Oficina de Oração, Renovação Carismática Católica, Focolarinos e Comunidades de Vida e Aliança).
5ª Feira (06) – Catequistas (Batismo, 1ª Eucaristia, Crisma, Perseverança e Círculo Bíblico), Ministros Extraordinários (Batismo, Distribuição da Eucaristia e Testemunhas Qualificadas do Matrimônio).
6ª Feira (07) – Pastorais Sociais, Cáritas, CJP, Associação das Escolas Católicas.

De 09 a 15 de agosto – Semana da Família
Reunião 4ª feira para concluir Círculo Bíblico. O material estará disponível nos escaninhos na 1ª quinzena de julho.

16 a 21 de agosto – Semana Missionária Sinodal
Domingo (16) – Encerramento da Semana da Família e Abertura da Semana Missionária – Visita missionária domiciliar que poderá estender-se durante toda a semana. O material está sendo preparado pelo COMIPA. (Roteiro de orações diárias que serem organizadas pelas paróquias e comunidades).

PROGRAMAÇÃO GERAL ENCERRAMENTO DO SÍNODO

DATA: 23 DE AGOSTO
LOCAL: PRAÇA DO PAPA
HORÁRIO: A PARTIR DE 08hs

08hs – Chegada da imagem original de Nossa Senhora da Penha (A imagem virá de carro até à Assembleia Legislativa e dali até à Praça será carregada pela Marinha e acompanhada pelas comunidades de Vila Velha. As demais Áreas Pastorais devem aguardar a Imagem ao longo deste percurso e na Praça do Papa.
09hs – Celebração Eucarística – As comunidades devem trazer bandeiras dos padroeiros ou de grupos que serão erguidas em dois momentos: 1º Quando a Imagem de Nossa Senhora passar pelo corredor na entrada da Praça. 2º No momento do Glória.
11hs – Apresentação do Documento Final do Sínodo
12hs – Benção Apostólica – Concessão de indulgência plenária – Translado da Imagem de Nossa Senhora para o Memorial da Paz. – A imagem de Nossa Senhora da Penha permanecerá no Memorial até ao final das atividades do dia.
13hs – Show com a Banda Ciros – Durante o intervalo haverá barracas de alimentos na Praça
15hs – Show com Joana
16:30hs – Benção e despedida da imagem de Nossa Senhora e encerramento das atividades.

Observações:
1. As barracas de alimentação estarão abertas desde as 07:30hs para atender principalmente quem vem do interior. Durante a Celebração da Eucaristia não serão efetuadas vendas.
2. O Documento Final estará à venda durante todo o dia.

fonte: http://www.aves.org.br/secao/1,7/sinodo

Quem quiser participar deste importante acontecimento da Igreja Católica, o valor da passagem será de R$12,00 , saindo da paroquia São José, Domingo às 6:30

MENSAGEM

Quando pensamos na palavra amor, logo nos vem à mente que é o maior dos sentimentos, que sem ele não conseguimos viver, que é a expressão máxima do relacionamento entre duas pessoas. Bem, nem tudo o que nos vem à cabeça, se traduz naquilo que realmente achamos, agimos ou vivemos e o amor encaixa perfeitamente nesta premissa.
Amar é muito mais do que pensamos, é muito mais do que sentimos, é muito mais do que só amor.

Para se perceber a complexidade do amor, o povo grego deu ao sentimento três definições: Eros (sentimento de atracção entre duas pessoas), Philos ( o amor que se traduz na amizade entre as pessoas), Agape ( a afeição entre duas pessoas), sendo que cada uma delas define o amor em diferentes dimensões como podemos perceber.
Nós incluimos no amor todas as dimensões e ainda mais.
Mas será que existem vários tipos de amor? Eu penso que não...

Na palavra amor, uma outra deveria estar sempre associada, intimamente unida, pois assim confere-lhe a veracidade de significados: Incondicional!
Amar não pode ser nada mais nada menos do que um sentimento incondicional, sem limites, infinito, sincero, que brota da alma. Quem coloca o amor como um sentimento passageiro, dependente dos outros sentimentos, com certeza que não ama nem nunca amará! Talvez a resistência que se coloca a amar, esteja associada ao medo de descobrir a veracidade do amor, ou seja, a entrega absoluta ao outro, mas este medo não é consciente, é ignorante!

Hoje, amar é banal, é mais palavra do que sentimento, é mais desumanizado, é mais de tudo e menos de amor, é amo-te hoje mas amanhã não sei, é apenas e infelizmente mais uma palavra do dicionário corrompida pela mente humana.

Basta!!!

Serão precisas mais explicações sobre a forma que amamos? Não me parece... . Cada um de nós tem a sua responsabilidade de revitalizar o amor, de amar o outro na plenitude máxima do sentimento, de se amar para amar os outros. Na Igreja primitiva, os cristãos eram reconhecidos pela forma como se amavam uns aos outros!!!!
Não é fácil, mas se não se tentar, se não se acreditar, nunca sairemos deste turbilhão de sentimentos nos quais colocamos a capa de amor.

Soluções para como se deve amar? Não tenho...

Mas conheço um Galileu que te poderá ensinar, mostrar, desafiar a viver no amor...
Nome? Jesus...
Profissão? Amar!!

Pedi e dar-se-vos-à, procurai e encontrareis... o amor!!!!

CJovem

NEWS

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Madrid vai acolher a próxima Jornada Mundial da Juventude, programada para 2011 (16 a 21 de Agosto). Já faltou mais! Mas… dirão vocês: se Bento XVI designou, há pouco mais de uma ano, a capital espanhola como anfitriã deste grande evento juvenil mundial, onde está a novidade?! A novidade está na divulgação feita numa conferência de imprensa, hoje, em Madrid, do logótipo do evento.

Idealizado por José Gil-Nogués, o símbolo da JMJ é composto por três cores quentes e 'jovens': vermelho, laranja e amarelo. Representa os jovens de mãos dadas; a coroa da Virgem da Almudena (padroeira de Madrid), o M de Maria e de Madrid; a cruz, símbolo do cristão, preside o logótipo.

Encontros anteriores da JMJ têm reunido de 1,5 a 2 milhões de jovens. E é nesses números que a organização está a pensar. É um grande encontro de jovens cristãos, numa perspectiva evangelizadora e ecuménica, com a presença do Papa.

O CJovem vai continuar atento a próximos desenvolvimentos sobre este importante evento. É do nosso interesse! Os Missionários da Consolata na Europa já incluímos este evento no rol das nossas actividades a propor aos nossos grupos juvenis missionários. Fiquem atentos! Nós já estamos!

CJovem

VÍDEOS

Obrigado Igreja Universal do Reino de Deus, por nos mostrar que estamos sim na verdadeira religião!

JÁ! NEWS

Pirata virtual invade site da Record e faz pichação

O site da Record (www.rederecord.com.br) foi invadido por piratas virtuais. A página chegou a ficar fora do ar por uma hora, na tarde do último sábado, segundo a emissora, que acionou sua equipe para solucionar o problema.

Ao digitar o endereço do site, o internauta era redirecionado para uma página de protesto, com críticas sobre a situação política do país. A Record não soube informar o conteúdo dessa página. Segundo o canal, o protesto era assinado por um grupo que se intitulava "Elite".

A Record informa ser "praticamente impossível" identificar os autores do ataque. Não é a primeira emissora brasileira a sofrer problema semelhante. Recentemente, os piratas virtuais vandalizaram a página do SBT.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u332973.shtml

MENSAGEM

A quem eu preciso perdoar hoje?

130809_mensagem

O perdão recebido e dado é profunda fonte de cura e libertação; sem contar que é um verdadeiro remédio para a saúde do corpo e da alma.

Vamos fazer hoje a experiência concreta de perdoar todas as pessoas pelas quais, de alguma forma, temos certa indiferença ou mágoa, por conta de alguma situação desencontrada entre nós?

Jesus nos perdoa sempre e nos convida para fazer o mesmo quando alguém nos magoa. O erro de nossos irmãos deve provocar em nós o desejo de perdão, da mesma forma que quando erramos provocamos o perdão de Deus. Quanto mais perdoamos, tanto mais parecidos com o Senhor nos tornamos. Todo o mal do qual somos vítimas é a oportunidade que temos de perdoar e amar mais os irmãos. “Amem-se uns aos outros, como eu os tenho amado” (João 13,34).

Senhor, nós nos decidimos hoje pelo perdão suplicando-Lhe que abençoe a nossa decisão.

Jesus, eu confio em Vós!


Fonte: http://luziasantiago.com

JÁ! NEWS


Ex-bispo da Universal vai depor sobre lavagem de dinheiro, diz jornal

Pastor diz ter viajado à Colômbia para buscar quantia.
Para MP, depoimento pode ajudar a explicar esquema.

Do G1, em São Paulo, com informações do Bom Dia Brasil


Um ex-bispo da Igreja Universal deve ser testemunha no processo do Ministério Público que levou à denúncia contra Edir Macedo e mais nove pessoas por lavagem de dinheiro. Segundo a edição desta segunda-feira do jornal "O Globo", Carlos Magno de Miranda diz ter havido uso de dinheiro do narcotráfico na compra de parte da Rede Record.


Segundo o jornal, Miranda diz ter viajado à Colômbia com outros dois pastores, em 1989, e recebido US$ 450 mil (cerca de R$ 832 mil). O MP afirma que o depoimento do ex-bispo pode ajudar a explicar como funciona o esquema de lavagem de dinheiro do grupo.

Ouvido pelo jornal, o advogado da Universal, Arthur Lavigne, chamou a denúncia de ridícula. Ele disse à publicação que a história tem mais de dez anos e nunca se comprovou nada.

Fonte: http://g1.globo.com

10.000 ACESSOS!


Com alegria, chegamos aos 10.000 acessos! Que DEUS abençoe esse projeto, cada dia mais!

FORMAÇÃO


Viver a sexualidade na luz

O autoerotismo acaba se tornando um tipo de droga

A sexualidade é a obra culminante da criação. Por isso, precisamos aprender a administrá-la. Deus é perfeito e fez cada pessoa diferente, pessoas que nunca se repetirão.

Nós precisamos estar firmes no Senhor, pois existiu um anjo que não suportou nossa criação por Deus Pai: satanás. Este quer destruir o amor, quer destruir a nossa família. Ele, que não pôde atacar a sexualidade de Maria e José, então ataca a nossa. Ele ataca na raiz da nossa vida: no amor.

Para agredir a vida, o maligno tenta fazer com que entremos em transgressão com tudo aquilo que o amor traz. Dessa forma, o que é mais lindo na vida vira contra o próprio homem. A mesma coisa acontece com a sexualidade, pois o homem a está reduzindo apenas ao desejo carnal, esvaziando o coração, o sentimento. O resultado são as muitas “mortes” que acontecem, como a pornografia, teoria que leva à prática.

Há um comércio abominável de crianças e adolescentes na área sexual. Existe um número expressivo desse público [infanto-juvenil] que morre infectado por várias doenças por ano por conta disso. Não podemos nos calar diante disso!

Só há duas armas para sermos vitoriosos: A castidade e a fidelidade. Em Uganda, baixaram a taxa de contaminação de enfermidades sexualmente transmissíveis, porque a política viu que não havia outro meio ao não ser a castidade.

O autoerotismo, que é a masturbação, quando se torna um hábito e não conseguimos fugir dele, acaba se tornando um tipo de droga, uma obsessão, e faz com que nos fechemos em nós mesmos; e humanamente não conseguimos sair dele. Se você estiver passando por esse problema, sentindo-se escravo, dominado por ele, só Jesus pode curá-lo. Porque, quando pedimos perdão para o Senhor, Ele fica maravilhado com a pureza de nossa alma. Pois, dessa forma, nós mostramos que sofremos com isso, revelando assim que temos um coração puro. Peçamos perdão ao Senhor. Que Maria nos ajude e que nunca percamos a coragem de tomar essa decisão!

Eu conheci homens e mulheres que embora tenham se prostituído durante muitos anos receberam do Senhor a graça de uma “virgindade espiritual” e conseguiram um casamento maravilhoso. A castidade é uma grande liberdade, é o que protege o amor. Como a estratosfera nos protege contra o sol, e nos protege da luz, é justamente assim que acontece com a castidade, ela permite o aprofundamento do amor tornando-nos jovens. Já a impureza nos torna velhos. Basta olhar para moças que são prostituídas, elas têm o olhar envelhecido.

Vou mostrar para vocês as vantagens da castidade, de preservar a sua pureza para o casamento. Pois o pecado contra essa virtude é como uma flor arrancada, que morre facilmente, porque não teve a chance de ter sua raiz aprofundada.

Recusar-se a manter relacionamento sexual com o namorado, antes do casamento, é o maior teste de autenticidade do amor: “Eu quero algo profundo e verdadeiro! Quero que realmente nos conheçamos e esperemos esse momento [relação sexual] até o casamento”. Se seu (sua) namorado (a) deixá-la (o) é a prova de que ele (a) não a (o) ama. Mas, se ele (a) respeitar essa exigência é porque realmente a (o) ama. Algumas moças também querem ir logo ir para a cama com o namorado para segurá-lo, pois são inseguras.

O respeito mútuo protege um ao outro e fortalece a linguagem do amor. O amor para com o outro deve ser delicado e puro. O casal deve procurar viver a transparência. Para que, dessa forma, no dia casamento, você possa dizer: "Eu trago para você o mais puro dos sentimentos, me guardei só para você. Eu decidi que a minha primeira relação sexual seria com meu cônjuge".

É preciso ter muito cuidado e se proteger, cuidado para não cair em situações de risco, pois caímos muito facilmente. Precisamos, sobretudo, ter cuidado de não cair nas pornografias. E assim você terá muita harmonia em sua casa quando casar. E poderá viver a “liturgia do casamento”, pois, é uma escola de descoberta um do outro, de respeito e amor.

Precisamos construir a base do relacionamento. A união sexual é o telhado, por isso não podemos construir a casa pelo telhado. Ele é a “coroa” do casamento. 99% da alegria no ato sexual é a confiança um no outro e não o ato em si. Esses são uns pequenos conselhos para que os seus futuros filhos não sofram a consequência de uma família desajustada.

Louvado seja Deus. Ele os abençoe!

(*) Fundador da Escola "Jeunesse-Lumiére" (Juventude-Luz), um trabalho voltado para a juventude, localizada no sul da França.

Padre Daniel Ange (*)

fonte: http://cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=11568

News!


Testemunho de menina católica ante o câncer gera conversões ao catolicismo nos EUA

Seattle, 10 Ago. 09 / 09:02 am (ACI).- A breve vida de uma menina devota católica em Seattle, Washington, permitiu o retorno à Igreja de muitos católicos e a conversão pelo menos dez americanos. O testemunho de fé que deu ao lutar contra um doloroso câncer deu numerosos frutos e inclusive permitiu a fundação de uma organização dedicada a apoiar a famílias com membros doentes.

Glorifica Strauss nasceu em 1996, tinha seis irmãos e levou uma vida completamente normal até cumprir os 7 anos de idade. Era amável, alegre, carinhosa e muito piedosa. Gostava de muito da oração do Terço.

Em uma entrevista à CatholicNewsAgency.com, seu pai Doug Strauss, recordou que no ano 2003 Glória recebeu um acidental golpe de bola no rosto e quando a lesão desapareceu ficou um vulto suspeito.

Os médicos lhe diagnosticaram um câncer avançado conhecido como neuroblastoma e lhe deram entre três meses e três anos de vida. Glória foi submetida a uma cirurgia e recebeu tratamentos de quimioterapia.

Um colunista do Seattle Times se interessou pela história da família e seu primeiro artigo atraiu a muitos leitores. O caso chegou aos meios de todo o país, unindo milhares de pessoas em uma grande cadeia de oração.

Quando a saúde de Glória piorou no ano 2007, a família começou a receber a dezenas de pessoas em sua casa para rezar o Terço e entoar canções religiosas com a menina. Quando aumentou a afluência de pessoas, cinco membros da comunidade abriram seus lares para continuar com as orações.

Glória foi submetida a novas sessões de quimioterapia e inclusive tentaram um transplante de células mãe extraídas de sua própria medula. Ante a dor de sua filha alguns questionaram o seu pai sobre a "qualidade de vida" que levava a menor.

Doug Strauss estava confundido e decidiu perguntar a Glória se ela tinha "qualidade de vida". A menina lhe respondeu: "Sim papai!" e emocionada acrescentou que muitas pessoas estavam começando a rezar por causa da sua enfermidade.

"Ela ensinou a todos a maneira de levar uma cruz. Deu-nos como presente seu próprio compromisso em uma relação constante com Deus através da oração. Ela sempre disse, ‘sim’", recorda Doug.

O testemunho de Glória atraiu a pessoas de todas as religiões. "Todo mundo sabia que somos católicos –não tivemos que professar nossa fé– e queríamos orações de todos", assinalou.

O câncer seguiu avançando e a pequena Glória faleceu em 21 de setembro de 2007. Tinha onze anos.

Mais de três mil pessoas assistiram a seu funeral, a família começou a receber histórias de como o testemunho de sua filha tinha mudado vidas e tem conhecimento de pelo menos dez pessoas que se converteram ao catolicismo por conhecer a história de Glória. Uma família de luteranos que compartilhou um acampamento com a família Strauss decidiu converter-se ao catolicismo antes da morte da menina. Glória soube desta conversão e manifestou sua alegria.

Com a ajuda de um empresário local, a família Strauss iniciou uma organização em memória de sua filha. Chama-se Glória’s angels e se dedica a assistir a famílias que têm algum membro com uma enfermidade grave.

fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=16656