FORMAÇÃO

Diante de Jesus, nada continua da mesma maneira

Deus tem uma novidade para você

Nosso Deus é um Deus de paz e esta paz precisa estar dentro de nossos corações. Que a paz de Jesus se estabeleça entre as pessoas, especialmente com as quais não temos tido paz.

O Senhor, que se faz presente no meio de nós, nos conhece. Ninguém vai à presença d'Ele e continua da mesma maneira que chegou.

O Todo-poderoso tem uma novidade para você, ninguém vai à presença d'Ele e sai de mãos vazias. Se você se coloca na presença do Senhor, como quem reconhece sua fragilidade, com certeza não sairá de mãos vazias! Na cruz, Jesus Cristo deu a vida por nós, mas o Senhor não ficou nela, Ele ressuscitou! Quem se encontra com o Ressuscitado ressurge com Ele. Quem se encontra com Cristo, ressuscita com Ele!

Foi um terror para os discípulos ver o Mestre ser suspenso na cruz. Isso lhes abalou a fé e os levou a não O reconhecerem, mesmo Ele estando ao lado deles. Aqueles homens caminharam ao lado do Ressuscitado sem perceber quem Ele realmente era. O coração daqueles homens começa a arder a partir do momento em que a Palavra de Deus penetra em seus corações, pois depois disso começam a ficar sensíveis à graça de Deus.

Hoje, Jesus está caminhando ao seu lado também. O Senhor não abandonou você, Ele tem caminhado ao seu lado dia e noite. Nada do que você está vivendo –, como decepções, desconfianças, traições –, está oculto aos olhos do Senhor.

Jesus jamais recusa um convite de nossa parte. Quando O convidamos para ficar conosco, Ele não nos abandona. Um encontro pessoal com Cristo muda a nossa vida. Se você tem uma experiência pessoal com o Senhor, você percebe que não há mais limites na sua vida com Deus, pois Ele está ao seu lado.

O medo é que nos impede de amar; e quem não ama, não vive. Peça a Jesus que arranque esse sentimento de seu coração. O medo de confiar e de se abandonar em Deus. Aquela pessoa que não abandona seu medo, não consegue ter fé. Por isso, o desafio de hoje é lançar fora todo o temor.

Quer mudar a realidade à sua volta? Então, mude você primeiramente. Se você se tornou diferente pela graça de Deus, tudo mudará ao seu redor.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova, formado em teologia, autor dos livros "Quando só Deus é a resposta" e "Vencendo aflições, alcançando milagres".
Fonte: cancaonova.com

MÚSICA



OUÇA A RÁDIO AMÉRICA ON-LINE!
Sintonizando a FM 101,5 ou na própria internet, não deixe de ouvir a rádio do jovem católico! A Rede América é um veículo da Arquidiocese de Vitória e opera na AM 690 e FM 101,5, ou no site http://redeamericaes.com.br!

IDENTIFICAÇÃO COM O POVO
A programação executada é elaborada com variedades, combinando de forma equilibrada a informação e o entretenimento, levando-se em conta a edificação do bem, baseando-se em fundamentos éticos e morais, realçando valores elevados, como a paz, o respeito ao próximo, a família, a solidariedade, a organização da sociedade em defesa de seus interesses e direitos, sobretudo, das classes mais oprimidas e necessitadas, sem deixar de lado a proposta de contribuir com a alegria característica do público para o qual o veículo se dirige.

INTERATIVIDADE

Você pode pedir sua música preferida!

TOCAÊ - De 2° à 6° feira, a partir das 16hs e no sábado às 10hs! O seu "som" preferido com Rodrigo Moutinho.

CANAL INTERATIVO
americafm1015@hotmail.com
Ligue (27) 3350 – 1015
Ou no Orkut, Radio America

JÁ! NEWS

REVISTA ÉPOCA PUBLICA REPORTAGEM SOBRE JOVENS E RELIGIÃO

Como os jovens brasileiros – que estão entre os mais religiosos do mundo – expressam sua fé em novos ritos, novas igrejas e até na internet

NELITO FERNANDES
Confira a seguir um trecho dessa reportagem que pode ser lida na íntegra na edição da revista Época de 12/junho/2009
Com mais de 20 tatuagens estampadas no corpo, dois piercings no nariz e um alargador de orelha, a paulistana Fernanda Soares Mariana, de 19 anos, parece estar montada para um show de rock. Apenas a Bíblia que ela carrega nos braços sugere outro destino. E Fernanda, a despeito do visual, está pronta mesmo é para encontrar Jesus. “A igreja não pode julgar. Ela tem de estar lá para transformar sua vida, e não sua aparência”, afirma. A igreja que Fernanda escolheu não a julga pelo figurino. Numa noite de domingo, no templo da Bola de Neve Church do Rio de Janeiro, o que se vê são fiéis vestindo bermudas e camisetas com estampas de surfe. Boa parte exibe tatuagens como as de Fernanda. No altar, uma banda toca música gospel, enquanto a vocalista grita o refrão “Jesus é meu Senhor, sem Ele nada sou”. Na plateia, cerca de 300 pessoas acompanham o show em catarse, balançando fervorosamente ao som da música. A diaconisa Julia Braz, de 18 anos, sobe ao palco de cabelo escovado e roupa fashion. Põe a Bíblia sobre uma prancha de surfe no púlpito e anuncia: “O evangelismo tá bombando!”. Amém.


Cultos voltados para os jovens, como a igreja da Bola de Neve, revelam um fenômeno: mostram que o jovem brasileiro busca formas inovadoras de expressar sua religiosidade. Em 1882, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche assinou a certidão de óbito divina com a célebre afirmativa: “Deus está morto”. Para ele, os homens não precisariam mais viver a ilusão do sobrenatural. Nietzsche não foi o único. O anacronismo da fé religiosa era uma premissa do socialismo. “A religião é o ópio do povo” está entre as frases mais conhecidas de Karl Marx. Para Sigmund Freud, a necessidade que o homem tem de religião decorreria de incapacidade de conceber um mundo sem pais – daí a invenção de um Deus. A influência de Marx e de Freud no pensamento do século XX afastou gerações de jovens da fé. Mas a derrocada do socialismo e as críticas à psicanálise freudiana parecem ter deixado espaço para a religiosidade se manifestar, sobretudo entre os jovens. “Aquilo que muitos acreditavam que destruiria a religião – a tecnologia, a ciência, a democracia, a razão e os mercados –, tudo isso está se combinando para fazê-la ficar mais forte”, escreveram John Micklethwait e Adrian Wooldridge, ambos jornalistas da revista britânica The Economist, no livro God is back. Para os jovens, como diz o título do livro, Deus está de volta. Ou, nas palavras da diaconisa Julia, “está bombando”.


Uma pesquisa feita por um instituto alemão mostra que 95% dos brasileiros entre 18 e 29 anos se dizem religiosos e 65% afirmam ser “profundamente religiosos”
Uma pesquisa inédita do instituto alemão Bertelsmann Stifung, realizada em 21 países, revela que esse renascimento da religião está mais presente no Brasil que na maioria dos países. O estudo mostra que o jovem brasileiro é o terceiro mais religioso do mundo, atrás apenas dos nigerianos e dos guatemaltecos.


Segundo a pesquisa, 95% dos brasileiros entre 18 e 29 anos se dizem religiosos e 65% afirmam que são “profundamente religiosos”.

Noventa por cento afirmam acreditar em Deus. Milhões de jovens recorrem à internet para resolver seus problemas espirituais. Na rede de computadores, a diversidade de crenças se propaga como vírus. “Na minha geração só sabia o que era budismo quem viajava para o exterior”, diz a antropóloga Regina Novaes, da Universidade de São Paulo e ex-presidente do Conselho Nacional de Juventude.

“Hoje, com a internet, o jovem conversa com todo o mundo e conhece novas religiões. A internet virou um templo.” Mais talvez do que isso, ela se converteu no veículo ideal de uma religião contemporânea e desregulada, que pode ser exercida coletivamente sem sair de casa e sem submeter-se a qualquer disciplina.





Fonte: www.epoca.com.br

NOTÍCIAS & AVISOS [15.06.09 à 21/06/09]

REUNIÃO DA JUVENTUDE COM O PREFEITO
Nesta Quinta-Feira, toda a Juventude Católica é convidada a participar de uma reunião onde estarão presentes o Prefeito e vereadores e serão apresentados projetos para a juventude, dentre eles um que visa o apoio ao nosso DNJ. Todos estão convocados a participarem desta importante reunião!
DIA: 18 de Junho
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Centro de Treinamento
ARRAIÁ DO JÁ!
Nosso primeiro ensaio para a quadrilha será no dia 29/06, às 10h, em frente à comunidade. A festa Julhina será no dia 4/07. Se ainda não deu seu nome para a quadrilha pode passar por orkut ou para qualquer um dos coordenadores do grupo.
CAMISAS!
Ainda dá tempo de encomendar a sua. Terceira remessa da camisa roxa, e também a nova remessa do novo modelo verde! Só R$ 15!
REUNIÕES
Nos próximos Domingos 21 e 28 de Junho não teremos reunião, devido a participação de alguns integrantes do Grupo na Festa de São Pedro. Todos estão, portanto, convidados a participarem das festividades e apresentações musicais, dentre elas bandas católicas como Tronus, Adoradores do Rei, Soldados de Cristo, FB6 e Graça Divina!

DEBATE JÁ!
Voltaremos em Julho com os próximos temas dos debates. Enquanto isso, vote na nossa enquete, na Comunidade no Orkut.
Abraços!

INFORMATIVO ON-LINE

INFORMATIVO JUVENTUDE ATIVA! # 16
JUNHO 2009



Junho, mês de festa para nós! Nosso Informativo completa 2 anos de informação, formações e muitas fotos. E há dois anos atrás, assumíamos uma postura diante da sociedade e comunidade: sermos jovens de atitude! De lá pra cá, será que muita coisa mudou?

Nosso grupo cresceu em número de participantes e assumimos algumas responsabilidades diante da comunidade. Hoje possuímos vários canais de comunicação on-line. Fomos uns dos primeiros grupos da cidade a utilizar o Orkut como forma de evangelização (e com sucesso), além de termos um blogger, um grupo de discussão no MSN e participação no Twitter. Vários grupos da cidade, inspirados em nossa dinâmica, começaram a utilizar das mesmas ferramentas e organização que nós, uns até estavam parados há anos. Além das visitas à doentes, eventos para ajudar a comunidade, celebrações, encontros de formação e reuniões, várias reuniões...

Mas ainda temos muito caminho pela frente. A sociedade clama por nós, e devemos encarar o lado social com mais fervor! Com as ideias de todos, poderemos formular soluções para que jovens não mais se percam nos caminhos errados. Não podemos mais carregar sobre nosso ombros a culpa de ver tantos perdidos! É hora de proclamarmos para todos: JESUS colorindo minha vida. E aí sim, toda vida que está sem cor e sabor poderá descobrir um Senhor que tudo pode através do amor! Hoje podemos mesmo bater no peito e dizer: Eu sou um jovem de Atitude!


NOTÍCIAS & AVISOS

NOVOS PROJETOS NO GRUPO
É com alegria que neste mês novos projetos estão sendo implantados no Grupo. São eles:

DEBATE JÁ!: Temas polêmicos e assuntos da atualidade que afetam a sociedade serão discutidos em todo o mês de Junho. Será uma série de debates com vários temas (confira na agenda).

PROJETO JOVEM DIZIMISTA: O dízimo faz parte da nossa vida cristã e por isso, vamos iniciar uma ficha em nome do grupo. Teremos uma caixinha onde, aqueles que ainda não tem sua renda própria (trabalho), poderão doar de acordo com o coração, uma quantia em favor da igreja. Lembramos que Deus nos dá de bom grado, e devemos retribuir de coração aberto.

FÉ E POLÍTICA
O Setor Juventude da Paróquia se reunirá no próximo dia 18 com o Prefeito e outras autoridades, a fim de debater os projetos para a juventude da cidade. Todos estão convocados a participarem deste ato! No Centro de Treinamento, às 19h.

FESTIVAL DE PIZZA
No dia 13, na Comunidade Santa Rita, haverá o Festival de Pizza do Grupo de Oração Nova Jerusalém. A animação fica por conta das Bandas Ciros e Soldados de Cristo! O evento começa às 20h e os ingressos são limitados, à R$8.

ARRAIÁ
Já começamos a organizar nossa quadrilha. Os interessados em dançar devem procurar a coordenação e se comprometer. A festa será no dia 4 de Julho.


LITURGIA

CORPUS CHRISTI: Festa do Corpo e Sangue de Cristo, festa da Páscoa cristã que se repete em cada celebração eucarística. “Isto é o meu Corpo! Isto é o meu Sangue!”, garantiu-nos Jesus na véspera de sua paixão. No pão e no vinho repartidos com seus amigos, Ele fez o milagre de encerrar o momento supremo de sua vida: sua doação total por nós. Sua morte e ressurreição serão mais do que um acontecimento, porque, na última Ceia, Jesus transforma-as num mistério que atravessa o espaço e o tempo para ser participado por todas as gerações.


AGENDA
07/06 Reunião 20h
DEBATE JÁ!: Maioridade Penal

12/06 Ensaio de Cantos 17h

14/06 Cantos na Celebração 18h30
Reunião 20h
DEBATE JÁ!: Legalização do Aborto

18/06 Reunião com Prefeito 19h
Local: Centro de Treinamento

04/07 Festa Julhina 19h

*Nos dias 21 e 28, não haverá reunião devido a Festa de São Pedro. Estaremos marcando nossos ensaios de quadrilha para este período.


ANIVERSARIANTES DO MÊS


6/jun Cinthya Maioli Scardua
28/jun Douglas Almeida Rocha
29/jun Simone Maioli Arpini


FORMAÇÃO
Dar um F5 na minha vida

'Aumente a memória' de seu relacionamento com DeusEstou atualizando minha vida. Como passa o tempo e "notícia velha irrita muita gente", eu procuro atualizar minha vida a cada momento. "Dar um F5" é ter a certeza de que algo de bom aconteceu naquela situação que estava parada na janela do meu "Windows".

Às vezes, no ato de atualizar, "dar F5", encontro situações que "não respondem ao sistema". Situações que "travam" outros "programas". Privam-me de ter acesso aos meus relacionamentos. Nessa hora é preciso ter coragem de dar um "Ctrl + Alt + Del", bloquear situações, fechar janelas. E se preciso for, "desligar" ou fazer "logoff".

Lembro-me do passado como um aprendizado, não como uma prisão; vivo o presente semeando no hoje os frutos do amanhã. E deixo "arquivado" aquilo que me promove como pessoa. Revejo atitudes, analiso se algo não precisa ser mudado; se descobrir que sim, procuro não me envolver com a angústia, e sim, com a serenidade que é o primeiro passo para que a mudança ocorra. "Lixeiras" também precisam ser esvaziadas. É preciso ter coragem de "formatar" nossa história.

Vivo o luto, porque se não chorarmos nossas dores, não podemos fechar um ciclo e iniciar outro, e a vida é constante renovação. Então, não paralisemos nossos passos nem nos tornemos descrentes; aprendamos a viver.

Um novo "comando" pode ser dado! Agora envio para você este "SMS":

"Aumente a memória de seu relacionamento com Deus e compartilhe com os que ama aquilo que foi registrado em seu coração". Creia: ser gente é ter capacidade de dar "ESC" quando precisar; "F5" a cada dia, e também "reiniciar" quando tudo deu errado, na certeza de que novas "janelas" lhe são oferecidas.

PAPO JOVEM

  • Juventude Ativa no mundo! Nosso Blog está chegando à margem de 6.000 visitas! E temos algumas de bem longe! Tem gente de Portugal, França, Suíça, Argentina, EUA , Rússia, Japão, Alemanha, Índia, Peru e África nos visitando, além de pessoas de Norte a Sul do Brasil!


  • Encontro de Jovens com Cristo! Foi maravilhoso! Apesar de ser um Encontro de outra Paróquia, nós afirmamos a unidade e participamos, afinal, somos uma só Igreja! Participaram do Encontro Alex, Monike, Jackson, Rafael Monge, Thiara e Leônio (da comunidade). Trabalharam Lays, Raphael, Kamilly e os casais Alex e Rô, Mariza e Gilberto, Sérgio e Rosângela! E nada poderá nos separar do amor de Cristo!


  • Em uma Enquete na Comunidade do JÁ! no Orkut, foi perguntado: QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA AS REUNIÕES DO GRUPO? O resultado parcial é o seguinte:
    Ou seja, nosso horário tradicional está na frente, com 50% dos votos, Mas ainda dá tempo de votar! Participe, sua opinião é muito importante!


  • Já arrumou seu par? Nossa Quadrilha já vai começar e você não pode ficar de fora! O Arraiá do JÁ! vai começar! E temos que fazer bonito de novo, tudo com muita alegria e festa!

MENSAGEM

O que vale mais: ATITUDE ou PALAVRA?

Depende com quem você deseja se comunicar. Entretanto, uma coisa é certa: se sua palavra não for fiel àquilo que você faz e vive, esta não terá valor algum. Portanto, é fundamental que nossas palavras estejam de acordo com nosso modo de ser e viver.
Nada nesta vida é mais decepcionante do que quando descobrimos que alguém, a quem estimamos, vive diferente do que ele diz viver, ou seja, quando não há testemunho de vida.
Seu irmão,
Ricardo Sá
Fonte: cancaonova.com

FORMAÇÃO



O QUE É NAMORAR?
Tempo de conhecer o outro




O
namoro é dinâmico como a própria vida das pessoas. Hoje, a liberdade é enorme quando se fala desse assunto, o que, aliás, torna-se ocasião para muitos desvirtuamentos nessa área. Coisas que para a geração anterior era impensável, hoje tornou-se comum entre os jovens, como, por exemplo, viajar juntos sem os pais; dormirem na mesma casa, entre outros. Se por um lado essa liberação pode até facilitar a maturidade dos jovens namorados, não há como negar que é uma oportunidade imensa para que o relacionamento deles ultrapasse os limites de namorados e os precipite na vida sexual.

Lamentavelmente tornou-se comum entre os casais de namorados a vida sexual, inadequada nessa fase. O namoro, como já mostramos, é o tempo de conhecer o outro, escolher o parceiro com quem a vida será vivida até a morte, e é o tempo de crescimento a dois. Tudo isso será vivido por meio de um diálogo rico dos dois, pelo qual cada um vai se revelando ao outro, trocando as suas experiências e as suas riquezas interiores. Dessa forma, começa a construção recíproca de cada um, o que continuará após o casamento.

O namoro implica o reconhecimento do outro, a sua aceitação e a comunicação com ele. É diferente conhecer uma pessoa e conhecer um objeto. O objeto é frio, a pessoa é um “mistério”; não pode ser entendida só pela inteligência, pois a sua realidade interior é muito mais rica do que a ideia que fazemos dela pelas aparências. Você só poderá conhecer a pessoa pelo coração e pela revelação que ela faz de si mesma a você. No objeto vale a quantidade, o peso, o tamanho, a forma, o gosto; na pessoa vale a qualidade. O objeto é um problema a ser resolvido; a pessoa é mistério a ser revelado e compreendido. Saiba que você está diante de uma pessoa que é única (indivíduo), insubstituível, original, distinta de todos os outros... Alguém já disse que cada pessoa é “uma palavra de Deus que não se repete”. Não fomos feitos numa fôrma.

No namoro você terá de respeitar essa “individualidade” do outro, para não sufocá-lo. Muitas crises surgem porque ambos não se respeitam como pessoas e únicos. É por isso que as comparações e os padrões rígidos podem ser prejudiciais. Você não pode querer que a sua namorada seja igual àquela moça que você conhece e admira; o seu namorado não tem que ser igual ao seu pai... Cada um é um. A liberdade é uma condição essencial da pessoa. Sem liberdade não há pessoa.

É no encontro com o outro que a pessoa se realiza; e aqui está a beleza do namoro vivido corretamente. Ele leva você a abrir-se ao outro. A partir daí você deixa de ser criança e começa a tornar-se adulto; porque já não olha só para si mesmo. O namoro é esse tempo bonito de intercomunicação entre duas almas. Mas toda revelação implica num comprometimento de ambos e num engajamento de vidas. “Tu te tornas eternamente responsável por aquele que cativas”, disse o pequeno príncipe [na obra homônima “O Pequeno Príncipe”].

Você se torna responsável por aquele que se revela a você do mais íntimo do seu ser. Cuidado, portanto, para não “coisificar” a sua namorada. Às vezes, essa coisificação do outro se torna até meio inconsciente hoje. Ela acontece, por exemplo, quando o noivo proíbe a noiva de usar batom ou a proíbe de cortar os cabelos. O marido “coisifica” a esposa quando a obriga a ter uma relação sexual com ele, quando não lhe permite participar das “suas” decisões financeiras e quando a proíbe de ter alguma atividade na Igreja, entre outros. Da mesma forma, o namorado “coisifica” a namorada quando faz chantagens emocionais com ela para conseguir o que quer. Assim como a namorada “coisifica” o namorado quando o sufoca fazendo-o ficar o tempo todo do seu lado, sem que o rapaz possa fazer outros programas com os amigos...

Não faça do outro um objeto nem deixe que o relacionamento de vocês se torne uma “dominação do outro”; mas sim, um “encontro” entre ambos.
Namorar é dialogar! O diálogo é mais do que uma conversa; é um encontro de almas em busca do conhecimento e do crescimento mútuo. Sem um bom diálogo não há um namoro feliz e bonito. É pelo diálogo que o casal – seja de namorados ou cônjuges – aprende a se conhecer, ajuda-se mutuamente a corrigir suas falhas, vence as dificuldades, cultiva o amor, se aperfeiçoa e se une cada vez mais.
Os namorados que sabem dialogar sabem escolher bem a pessoa adequada, fazendo uma escolha com lucidez e conhecimento maduro. Para haver diálogo você precisa aprender a ouvir o outro; a ter paciência para entender o que ele quer dizer, e, só depois, concordar ou discordar. Seja paciente, não corte a palavra do outro antes que ele a complete. Lembre-se: diálogo não é discussão. É preferível “perder” uma discussão do que dominar o outro.

À medida que o tempo for passando, o diálogo amadurecendo e o namoro se firmando, então será necessário conversar sobre as coisas do futuro, para se saber quais as aspirações que cada um traz no coração, e se elas se coadunam mutuamente. Não se trata de ficar sonhando no vazio sobre o futuro, mas de começar a escolher e a preparar a vida que ambos vão viver e construir amanhã: a família, os filhos, entre outros projetos.

Nada de real se faz nesta vida sem um sonho, um projeto, um plano e uma construção. Se de um lado, sonhar no vazio é uma doce ilusão; por outro, refletir sobre o que se quer construir no futuro é uma necessidade. É assim que nasce um lar.

Felipe Aquino
Prof. Felipe Aquino, casado, 5 fihos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de Aprofundamentos no país e no exterior, já escreveu 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias".
Site do autor: www.cleofas.com.br

FORMAÇÃO


POR DETRÁS DA APARÊNCIA DO PÃO
Os católicos dizem que não é pão, mas é o Corpo de Cristo



Os católicos dizem que não é mais pão após a consagração, mas é o Corpo de Cristo. Isso é uma loucura ou uma verdade que supera os critérios científicos?

O homem moderno espera da ciência, muitas vezes, um remédio que possa curar sua insegurança diante dos vários emblemas que o rodeiam, como a morte, a origem das coisas, o sentido da existência, o drama do sofrimento e da insatisfação interior, entre outros. Diante de suas múltiplas interrogações o que não é provado passa a ser tido como não verdadeiro.

A afirmação católica: "Não é pão e sim Corpo de Cristo" passa a ser considerada uma loucura. Nos laboratórios o que se verifica são as matérias de trigo e de vinho. Da mesma maneira, para muitos cristãos, essa mesma afirmação se encerra apenas no âmbito simbólico, ou seja, aponta para uma realidade, porém, não a contém em si mesma em sua inteireza. Portanto, como acreditar em um sinal de contradição até mesmo no meio cristão?

Existem realidades que superam as constatações realizadas em laboratórios, por exemplo: alguém já tocou em sua alma? Alguém já provou cientificamente a composição da alma humana? Como poderíamos negar sua existência, pois uma vez que alguém morre o que se vê é apenas um corpo e não mais um "alguém"? Por essa razão dizemos que está morto. Porque aquele corpo não possui mais alma.

Da mesma forma o Corpo de Cristo não é verificável em laboratório, mas sim, no princípio de causa e efeito. Se é Cristo deve por sua vez possuir um efeito. Como o alimento, alimenta, o Corpo de Cristo "cristifica", ou seja, faz a pessoa se superar, levando-a progressivamente a crescer no amor, a dar sentido a sua existência, a tornar-se mais humana e por sua vez mais divina.

Essa verdade se comprova também por "pesquisa de campo", pois são milhares de pessoas que no decorrer da história têm testemunhado virtudes heroicas e, ao mesmo tempo, que a causa de sua transformação e a base de sua felicidade se encontram no Deus escondido por detrás do pão consagrado.

Leandro Cesar

AGENDA DE JUNHO


Galera, um novo projeto dentro do grupo está saindo! Neste mês faremos DEBATES de temas polêmicos na sociedade! Você já pode votar na nossa Enquete na Comunidade do Orkut, e os mais votados serão debatidos por nós!
É hora do jovem falar o que pensa e sente, sem rótuls, sas dúvidas e opiniões. Tudo, claro, com muito respeito!
Contamos com a participação de vocês!
Neste DOMINGO, dia 07/06, às 20h vai começar mais este projeto!
E AGUARDEM novidades quentinhas!
Abraços!

FORMAÇÃO


PENTECOSTES

Ontem nas nossas igrejas foi celebrado o Pentecostes.

O que é o Pentecostes?

Pentecostes, que significa "qüinquagésimo dia" acontece sete semanas depois da festa da páscoa. Os Apóstolos se reuniram, pela primeira vez, à espera do Espírito Santo, inspirador de todos os trabalhos na Igreja e compartilhando o amor em Cristo. O Espírito Santo age no ser humano sempre quando se realiza um dos Sete Sacramentos: batismo, confirmação do batismo (ou crisma), confissão (ou penitência), eucaristia, ordem (sacerdotal), matrimônio e unção dos enfermos. Os sacramentos são sinais nos quais, por sinais sensíveis, a graça de Deus em Cristo é representada.


Espírito que procede do Pai e do Filho: "quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho..." (Jo 15 26-27).


O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.