FORMAÇÕES

POR QUE A IGREJA É CONTRA ABORTO, PRESERVATIVOS E DIVÓRCIO?

Por Carlos Martins Nabeto
Fonte: Agnus Dei


Todos esses três assuntos têm relação direta e atentam contra a família, mais precisamente contra a unidade e o amor que existem na relação interna familiar. Deus criou o homem e a mulher e concedeu-lhes a bênção da procriação. Por isso, a Igreja e a Bíblia enxergam a família como instituição sagrada, que não pode estar sujeita aos caprichos do egoísmo, da vaidade e dos interesses meramente humanos.


O preservativo, além de ser usado para evitar a "gravidez indesejada", incentiva a prática do sexo irresponsável, sem escrúpulos. O amor mútuo e verdadeiro que deve existir em todo casal é simplesmente substituído pelo erotismo, pelo ato sexual a todo e qualquer custo. Não são respeitadas as regras da fertilidade da mulher; não é respeitada a lei natural; não é respeitada a moral; não é respeitado o verdadeiro amor existente entre um homem e uma mulher: o que importa é o prazer, o sexo acima de tudo (o que é um absurdo!), com a "benção" [falsamente] assegurada pela "camisinha", que incontestavelmente certamente favorece muito mais a promiscuidade...


O aborto fere a dignidade maternal da mulher, maravilhoso dom concedido por Deus. Quem se rende ao aborto - seja qual for o motivo - é favorável à cultura da morte, sob a falsa máscara de planejamento familiar ou, mais tristemente, de gravidez indesejada. A mulher pode até ser a dona de seu corpo, mas o fato é que embrião ou feto não fazem parte do mesmo corpo da mulher (pois não são um órgão interno como o são os rins, o coração etc), mas são um corpo a parte. Por isso, o aborto é puro e verdadeiro assassinato, mesmo quando cometido nas primeiras semanas, ainda quando o embrião não possui forma humana; não é "coisa" que pode ser descartada, mas "pessoa" detentora do dom da vida! "Antes mesmo de te formares no ventre da tua mãe, Eu te conheci; antes que saísses do seio [materno], Eu te consagrei" (Jer 1,5)


Quanto ao divórcio - deixando de lado a questão da indissolibilidade como desejo original do Criador, como bem insistiu Jesus (Mt 5,31-32; 19,3-9; Mc 10,9; Lc 16,18; 1Cor 7,10-11) - constitui este em extremo atentado à dignidade do Matrimônio pois pretende romper uma promessa mútua dos cônjuges, obrigação contraída por livre e espontânea vontade - como é bom frisar, de viverem unidos até a hora da morte. Todos saem perdendo: um cônjuge fica abandonado e relegado ao desprezo; os filhos, principalmente menores, ficam traumatizados; e o outro cônjuge, aparentemente beneficiado, frequentemente cai em adultério (pois o vínculo contraído pela promessa nupcial permanece, cf. Mt 19,9), favorecendo ainda o adultério da outra parte. É a ruína da família, indiscutivelmente um dos fatores mais claros da desagregação familiar que gera tão pesados encargos para a sociedade, principalmente o aumento da violência.


Para uma visão mais completa sobre esses assuntos, sugiro a leitura cuidadosa dos parágrafos 2270 à 2275 (aborto); 2360 à 2379 (o verdadeiro amor entre os esposos); e 2382 à 2386 (divórcio) - todos do Catecismo da Igreja Católica.


NABETO, Carlos Martins.
Fonte: http://www.veritatis.com.br/article/1552. Desde 14/07/2003

JÁ! NEWS

Encontro Nacional de Jovens 2009

Já iniciaram os preparativos para o próximo Encontro Nacional da Juventude que se realizará no dias 30 de outubro a 01 de novembro, no Parque de Exposições de Vitória, no Espírito Santo, com o Tema “Sentinelas da Manhã, jovens apóstolos da efusão do Espírito Santo” e Lema: “E toda língua confesse para a glória de Deus pai que Jesus Cristo é o Senhor. (Filp. 2,11)”.


Segundo a comissão de organização do evento, o tema permanece o mesmo do ano passado porque o direcionamento de Deus é de que as dioceses estejam ainda mais envolvidas neste projeto “Sentinelas da Manhã” e que seja com maior fervor, infundido no meio da juventude carismática desse país.


“Iremos fazer um mega evento, com a melhor estrutura possível para que o jovem que for até o ENJ 2009 se sinta ainda mais apaixonado pela missão e chamado de ser Sentinela. Para isso, teremos grandes pregadores e grandes atrações, queremos um Brasil repleto de jovens apóstolos da efusão do Espírito”, diz o Coordenador Nacional do Ministério Jovem, Márcio Zolin.


JÁ! NEWS

Bento XVI divulga mensagem para o Dia Mundial da Juventude

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou a mensagem do Papa Bento XVI para o XXIV Dia Mundial da Juventude, que será celebrado, em nível diocesano, no Domingo de Ramos, 5 de abril. O tema da mensagem deste ano é extraído da Primeira Epístola de Timóteo: "Colocamos a nossa esperança no Deus vivo" (1 Tm 4,10).


E é justamente a esperança o foco desta mensagem de Bento XVI. No texto, o Papa recorda o "encontro inesquecível" em Sidney, na Austrália, no ano passado, e convida para o próximo,
em 2011, em Madri, capital espanhola. "A questão da esperança está, na verdade, no centro da nossa vida de seres humanos e da nossa missão de cristãos, sobretudo na época contemporânea. Todos sentimos a necessidade da esperança, não de uma esperança qualquer, mas de uma esperança firme e confiável", afirma o Pontífice.

A juventude, em especial, é o tempo de esperanças, porque olha para o futuro com várias expectativas. Os questionamentos que permeiam a adolescência fazem com que os jovens se perguntem onde buscar e como manter viva no coração a chama da esperança. A experiência – escreve o Papa – demonstra que as qualidades pessoais e os bens materiais não bastam para garantir aquela esperança de cujo ânimo humano está em busca constante. A crise da esperança atinge mais facilmente as novas gerações que, em contextos socioculturais sem certezas, sem valores e sem sólidos pontos de referência, enfrentam dificuldades que parecem superiores a suas forças.


O Papa cita os jovens feridos pela vida, condicionados por uma imaturidade pessoal, que muitas vezes é consequência de um vazio familiar, de escolhas educativas permissivas e libertárias, e de experiências negativas e traumáticas. "Para alguns – e infelizmente não são poucos – a única saída é uma fuga alienante rumo a comportamentos de risco e violentos, rumo à dependência de drogas e de álcool, e rumo a tantas outras formas de dificuldades da adolescência." Todavia, o Pontífice recorda que somente em Deus o ser humano encontra a sua verdadeira realização: "O compromisso primeiro que envolve todos nós é, portanto, uma nova evangelização, que ajude as novas gerações a redescobrirem a face autêntica de Deus, que é Amor".


Citando São Paulo como testemunha da esperança, Bento XVI lembra que para o Apóstolo, a esperança não é somente um ideal ou um sentimento, mas uma pessoa viva: Jesus Cristo, o Filho de Deus.Mas como posso encontrar Jesus, hoje? Ou melhor, de que maneira Ele se aproxima de mim? A Igreja – responde o Pontífice – nos ensina que o desejo de encontrar o Senhor já é fruto da sua graça. A oração é dom do Espírito, que nos torna homens e mulheres de esperança, e rezar mantém o mundo aberto a Deus.


Portanto, conclui o Santo Padre, os jovens devem dar espaço à oração: "A Igreja conta com vocês para esta exigente missão: que as dificuldades e as provas que encontrarem não os desencorajem. Sejam pacientes e perseverantes, vencendo a natural tendência dos jovens à pressa, a querer tudo e já".


MÚSICA



Não deixe de conferir Milagres, o grande lançamento de 2009 da aclamada cantora de música católica Adriana, que vem se transformando numa das mais expressivas vozes do meio. Ela iniciou sua carreira como intérprete de música católica em 1994 e, em mais de 10 anos de carreira, já lançou vários álbuns e recebeu alguns discos de ouro. Participação especial de Padre Fábio de Melo. Seu primeiro lançamento pela Som Livre. Excepcional!

FAIXAS DO CD:
A Chave do Coração (ao vivo)
Lindo Céu
Milagres (Part. Esp.: Padre Fábio de Melo)
Abraço de Pai (Part. Esp.: Walmir Alencar)
Pot-Pourri - ao vivo: Lágrimas que Purificam / Jovem, Te Olho / Chamado
Glória e Majestade (Part. Esp.: Adelso Freire)
Espera em Deus
Nova Unção (Part. Esp.: Adelso Freire)
Nova Jerusalém (ao vivo)
Entrega Tudo Pra Mim
Ponto de Partida - ao vivo (Part. Esp.: Cosme Motta)
Abandono
Nada Es Impossible Para Ti (Nada é Impossível para Ti)

GRUPO DE JOVENS ON-LINE!

Clique na imagem para ampliar

Já parou pra pensar? Nosso grupo de jovens tem uma extensão on-line muito grande, e é por isso que a partir de agora vamos chamar de JÁ! On-line! Nada mais é que a reunião de todas as ferramentas de evangelização na Internet que possuímos. Clicando na imagem acima você tem os endereços de todos eles.
Mas, para um grupo de jovens on-line funcionar, é preciso termos uma coisa que aprendemos off-line: compromisso! Participe! Comente! Dê sua opinião! Tudo isso irá nos engrandecer muito, na fé, conhecimento, amizade, etc!
Contamos com você!
EQUIPE DE COMUNICAÇÃO

FORMAÇÕES


O católico e as Bíblias protestantes
Não se trata de preconceito, mas de coerência de fé



São várias as traduções de Bíblia disponíveis para nós hoje em dia. Segundo comunicado da União das Sociedades Bíblicas, divulgado pela Rádio Vaticano, são 451 línguas para as quais a Bíblia foi traduzida integralmente, enquanto aquelas para as quais foi traduzida em parte são 2.479. Isso confirma a Sagrada Escritura como o livro mais traduzido no mundo e assim 95% da população mundial têm hoje condições de a ler em uma língua conhecida.

No Brasil, por exemplo, são muitas as traduções da Bíblia que temos à disposição. Eu mesmo possuo várias delas como: a Bíblia Jerusalém, TEB, Peregrino, Ave Maria e CNBB. E além dessas, existem outras muito boas também.

Citei algumas das traduções católicas, mas quero chamar a atenção para as de orientação protestante, que são das mais variadas denominações. Quem nunca ganhou uma Bíblia ou um Novo Testamento de orientação protestante? É comum encontrar católicos que ganham esse material de presente e acabam por fazer uso dele. Essa observação é importante porque muitos católicos acabam fazendo uso delas [Bíblias protestantes], inclusive sem saber, ou sem a informação do porquê devem fazer uso de uma Bíblia Católica. Nesse momento você pode se perguntar: e qual problema em usar uma Bíblia protestante se tudo é Bíblia?
Basicamente por dois motivos:
Primeiro, porque para o protestantismo os livros: Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico (ou Sirácida), 1 e 2 Macabeus, além de Ester 10,4-16 e Daniel 3,24-20; 13-14 não fazem parte da Bíblia. Por isso, as Bíblias protestantes, para nós católicos, estão incompletas em comparação com as nossas traduções.

O segundo motivo é que, sendo de orientação protestante, essas Bíblias trarão as informações extras, como introduções aos livros bíblicos e notas de rodapé, dicionários bíblicos... entre outros possíveis comentários, orientados pela sua própria doutrina, que é diferente da doutrina católica. E essas informações são muito importantes para o entendimento do texto; e se estas forem de orientação protestante, elas estarão de acordo com a doutrina protestante e não com a católica.

Esse conselho para que o católico faça uso de uma Bíblia católica não se trata de preconceito quanto ao protestantismo. Trata-se mais de uma coerência com a fé professada. Um católico ao usar uma Bíblia protestante pode misturar conteúdos, interpretações causando confusões para si mesmo e para os outros, uma vez que a maneira de entender as Sagradas Escrituras e de construir a doutrina é diferente entre católicos e protestantes. Por isso também sempre aconselho a um protestante a fazer uso de uma Bíblia que vá de acordo com a sua profissão de fé, para evitar as mesmas confusões.

E como vou saber se a Bíblia que eu uso é de orientação católica? Para isso, basta conferir se sua Bíblia possui o imprimatur, que em geral, vem em uma das primeiras páginas da Bíblia e trata-se de uma autorização de um bispo com sua assinatura ou da própria CNBB – uma aprovação eclesiástica permitindo aquela impressão/tradução e afirmando que ela está de acordo com o que corresponde a uma Bíblia da Igreja Católica Apostólica Romana. Dessa maneira, além da garantia de todos os livros do Cânon Católico, você poderá ficar seguro quanto às demais informações trazidas pela sua Bíblia, de que elas estão dispostas conforme a doutrina por nós professada.
Mas o que fazer com a Bíblia protestante que ganhei? Faça como eu. Dê de presente para um protestante. Tenho amigos protestantes com os quais tenho um combinado: quando eu ganho uma Bíblia de orientação protestante eu os presenteio com ela e, por sua vez, quando eles é que ganham uma Bíblia católica, eu sou presenteado por eles. Dessa forma, além de evitarmos confusões quanto ao uso desses livros sagrados e consequentemente de doutrinas diferentes, ao trocarmos esses presentes fortalecemos nossa amizade e os laços cristãos que nos unem.
Que Deus nos abençoe!


Denis Duarte
Especialista em Bíblia e Cientista da Religião
24/03/2009

NOTÍCIAS & AVISOS - 23/03 à 29/03

Confira nossos próximos compromissos:



VISITA A JOVEM ENFERMA
Neste sábado, 28/03, estaremos visitando uma jovem do bairro que encontra-se enferma. O ponto de encontro será em frente à comunidade, às 15h.

1 ANO DO GRUPO TERCEIRO DIA
Ainda neste Sábado, participaremos do Encontro de aniversário do Grupo Terceiro Dia, às 19h30, na comunidade São Paulo Apóstolo. A Comunidade Situa-se à Rua Santana do Iapó (Rua do Darwin).


CHOCOLATE!
Estamos aguardardando os chocolates para a cesta da Rifa. Quem ainda não sabe em que contribuir, é só levar R$ 5 em chocolates para ajudar na cesta.

ENCONTRO COM CRISTO RESSUSCITADO


Dia 12/04, às 14h, nosso grupo participará deste encontro na Comunidade Sagrada Família, Praia do Morro. Contamos com a presença de todos!


ENCONTRO DO JUSA
Alguns nomes já foram dados, quem quiser participar ainda é tempo, no máximo até Quarta-Feira. O Encontro será realizado nos dias 16,17 e 18 de Abril no Centro de Treinamento do Bairo São José.
GERAÇÃO DE ADORADORES


Como nunca é demais convidar, o Grupo de Adoração e Oração Geração de Adoradores continua se reunindo todas as Quartas-Feiras, às 22h30, na Capela São Gottardo, na Faculdade Pitágoras.
"Desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa." Lc 19,15

FORMAÇÕES

CATÓLICO SOU!
Eclesiologia






A Igreja está alicerçada sobre o Apóstolo Pedro, a quem Cristo prometeu o Primado, ao afirmar que "sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" e que "dar-te-ei as chaves do Reino de Deus" (cf. Mt 16, 17-20)



A Igreja define-se pelas palavras do Credo Niceno-Constantinopolitano, como:

UNA - porque nela subsiste a única instituição verdadeiramente fundada e encabeçada por Cristo para reunir o povo de Deus, porque ela tem como alma o Espírito Santo, que une todos os fiéis na comunhão em Cristo e porque ela tem uma só fé, uma só vida sacramental, uma única sucessão apostólica, uma comum esperança e a mesma caridade.


SANTA - por causa da sua ligação única com Deus, o seu Autor, porque "o Espírito Santo vivificou-a com a caridade" e porque ela é a "Esposa de Cristo"; também porque ela, através dos sacramentos, tem por objectivo santificar, purificar e transformar os fiéis, reunindo-os todos para o seu caminho de santificação, cujo objectivo final é a salvação, que consiste na vida eterna, na realização final do Reino de Deus e na obtenção da santidade.


CATÓLICA - porque a Igreja é universal e está espalhada por toda a Terra; é portadora da integralidade e totalidade do depósito da fé; "leva e administra a plenitude dos meios" necessários para a salvação" (incluindo os sete sacramentos), dados por Jesus à sua Igreja; "é enviada em missão a todos os povos, em todos os tempos e qualquer que seja a cultura a que eles pertençam"; e nela está presente Cristo.


APOSTÓLICA - porque ela é fundamentada na doutrina dos Apóstolos cuja missão recebeu sem ruptura. Segundo a Doutrina Católica, todos os Bispos da Igreja são sucessores dos Apóstolos e o Papa, Chefe da Igreja, é o sucessor de São Pedro ("Príncipe dos Apóstolos"), que é a pedra na qual Cristo edificou a sua Igreja.


Além disso, a Igreja, de entre os seus inúmeros nomes, também é conhecida por:


CORPO DE CRISTO - porque a Igreja não é apenas uma simples instituição, mas um corpo místico constituído por Jesus, que é a Cabeça, e pelos fiéis, que são membros deste corpo único, inquebrável e divino. Este nome é assente também na fé de que os fiéis são unidos intimamente a Cristo, por meio do Espírito Santo, sobretudo no sacramento da Eucaristia. A Igreja Católica acredita que os cristãos não-católicos também pertencem, apesar de um modo imperfeito, ao Corpo Místico, visto que tornaram-se uma parte inseparável d'Ele através do Batismo - constituindo assim numas das bases do ecumenismo atual. Ela defende também que muitos elementos de santificação e de verdade estão também presentes nas Igrejas e comunidades cristãs que não estão em plena comunhão com o Papa.


ESPOSA DE CRISTO - porque o próprio Cristo "Se definiu como o «Esposo» (Mc 2,19) que amou a Igreja, unindo-a a Si por uma Aliança eterna. Ele entregou-se a Si mesmo por ela, para a purificar com o Seu sangue, «para a tornar santa» (Ef 5,26) e fazer dela mãe fecunda de todos os filhos de Deus".

TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO - porque o Espírito Santo reside na Igreja, no Corpo Místico de Cristo, e estabelece entre os fiéis e Jesus Cristo uma comunhão íntima, tornando-os unidos num só Corpo. Para além disso, Ele guia, toma conta e "edifica a Igreja na caridade com a Palavra de Deus, os sacramentos, as virtudes e os carismas".

SANTO DO DIA

SÃO JOSÉ
19 de Março

Celebra-se hoje, 19 de março, a solenidade de São José. Neste dia, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu Patrono.

Modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, foi escolhido por Deus para ser patrono de toda a Igreja de Cristo.Seu nome em hebraico significa “Deus cumula de bens”. No Evangelho de S. Mateus vemos como foi dramático para ele acolher misteriosamente com docilidade e obediência a Deus, esta escolha tão grande: ser pai adotivo de Jesus, o Messias, o Salvador do mundo."Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa." (Mt 1,24).O Verbo divino quis viver em família. Hoje, nos deparamos com o testemunho de José, “Deus cumula de bens”. Mas, para que este bem maior penetrasse na sua vida e na sua história, precisou renunciar a si mesmo, e na fé, obedecer a Deus, acolhendo a Virgem Maria e da mesma forma, ele acolhe a Igreja.

José é um grande intercessor de todos nós. Que como ele, possamos ser dóceis à Palavra do Senhor.

São José, rogai por nós!

GERAÇÃO DE ADORADORES

O convite já foi feito, mas nunca é demais lembrar.
Venham participar conosco das Adorações ao Nosso Senhor Jesus, na capela São Gottardo, Faculdade Pitágoras. Toda Quarta-feira, às 22h30.
Grande Abraço em Cristo!

CAMPANHA

Leve seu título de eleitor neste Final de Semana e contribua com sua assinatura em favor da Campanha Ficha Limpa

A Campanha Ficha Limpa é uma iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) que objetiva coletar 1,3 milhão de assinaturas para viabilizar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular Vida Pregressa dos Candidatos. Contamos com sua colaboração!

EM BREVE...


“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.” (Rom 12,2)

NOTÍCIAS & AVISOS

Confira nossos compromissos da Semana:

BALANÇO DA COMEMORAÇÃO DOS 3 ANOS

À todos que estiveram presentes, nosso agradecimento! À galera que ajudou na ornamentação, na divulgação, na confecção de lembrancinhas, na DataShow (valeu Iara!), no transporte dos instrumentos da banda (valeu KBÇA!), nosso agradecimento! E nossa cantina foi bem, deu para ajudar a comunidade e pagar uma prestação do fogão industrial recém adquirido! Glória a Deus!



REUNIÃO PAROQUIAL: JOVENS NA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Neste Sábado, Às 19h, na Comunidade Santa Rita (Bairro Itapebussu) realizaremos o Encontro de Jovens do Setor, com o tema: "Jovens na CF-2009", onde trataremos de assuntos ligados à segurança pública e juventude. Esta é uma reunião para TODOS os jovens do grupo. Sairemos às 18h45, em frente a Escola Lucia Sasso Bandeira.



REUNIÃO DIA 15/03

No Domingo, reunião normal, às 20h. Convidem seus amigos!



ENCONTRO DE JOVENS DO JUSA

Os interessados em participar do encontro do JUSA, devem entrar em contato mais rápido possível, através do Orkut ou com qualquer um dos coordenadores. O encontro será realizado nos dias 16, 17 e 18 de Abril.


CAMISAS

Ainda temos pessoas para acertarem o dinheiro da camisa! Quem puder, acertar com Alex, para nosso caixa sair do vermelho!
RIFA
Vamos fazer esforços para vender nossa Rifa! E estamos aguardando a chegada dos chocolates também! rs


Visitem nossa comunidade no Orkut!

CAMINHANDO COM JESUS

Há três anos tivemos nosso primeiro encontro. Como foi incrível aquilo! Sonhamos tanto, trabalhamos, lutamos e Deus ia realizando em nossas vidas, uma grande experiência! Mas em nenhum momento Ele nos prometeu que ia ser fácil, muito pelo contrário, logo na nossa primeira reunião um grande obstáculo à nossa frente. Será que seríamos capazes de vencer esse obstáculo?


Não só esse mas, há três anos, várias pedras encontramos no nosso caminho. Mas, afinal, sem essas pedras, haveria graça alguma? Estamos ou não comprometidos em entrar pela 'Porta estreita'? Somos Jovens de Atitude o bastante pra lutar e ter opiniões ou vamos fraquejar diante das adversidades?




Mas pela FÉ, estamos aí! Fizemos grandes e pequenas coisas, muitas das vezes sem reconhecimento da comunidade e de ninguém. Mas, tudo bem, que nossa imagem desapareça e só JESUS apareça!




Sejamos nós canal de graças para aqueles que ainda estão com a vida sem graça, sem cor e nem sabor! Abramos espaço para que JESUS possa COLORIR muitas vidas!




Vida longa ao JÁ!




E para aqueles que um dia disseram JÁ ERA! (trocadilho de mau gosto), me desculpe mas estamos aí:




"Comungar é tornar-se um perigo, viemos para encomodar!"




PARABÉNS!


Texto: Raphael Brambati
Arte: Fernando Merigueti

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO

Clique na imagem para ampliar

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Quaresma, o que é?
O que quer dizer Quaresma?
A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.Na Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Ramos, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.
Qual o significado destes 40 dias?
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.
O que os cristãos devem fazer no tempo de Quaresma?
A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma conseqüência da penitência.
Ainda é costume jejuar durante este tempo?
Sim, ainda é costume jejuar na Quaresma, ainda que ele seja válido em qualquer época do ano. A igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justifica as demais abstinências, elas têm a mesma função.Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. Pela lei da igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Porém, podem ser substituídos por outros dias na medida da necessidade individual de cada fiel, e também praticados por crianças e idosos de acordo com suas disponibilidades.O jejum, assim como todas as penitências, é visto pela igreja como uma forma de educação no sentido de se privar de algo e reverte-lo em serviços de amor, em práticas de caridade. Os sacrifícios, que podem ser escolhidos livremente, por exemplo: um jovem deixa de mascar chicletes por um mês, e o valor que gastaria nos doces é usado para o bem de alguém necessitado.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Por que a Igreja Católica proíbe o consumo de carne vermelha na Semana Santa?
Atualmente a Igreja Católica evita as palavras obrigação e proibição. Ela apenas aconselha a abstinência de carne vermelha como gesto de conversão. O jejum é uma tradição que surgiu na Idade Antiga e se consolidou na Idade Média, época em que pessoas humildes raramente provavam carne. Na época, o povo vivia em terras alheias e a carne vermelha era consumida só em banquetes, nas cortes e nas residências dos nobres. Ela tornou-se, então, símbolo da gula, associado ao pecado. Dessa forma, a Igreja orientava os fiéis a comerem carne à vontade antes da quaresma - o que deu origem aos banquetes chamados "carnevale" e ao nosso carnaval - e depois se absterem de carne, durante os 40 dias que antecediam a Páscoa. O peixe não chegou a entrar na lista da abstinência porque sua presença era irrelevante nos banquetes medievais.
Com o passar dos séculos, a carne deixou de estar presente somente nos banquetes e perdeu seu caráter simbólico de pecado. A orientação atual é que os católicos que desejarem se abstenham na Quarta-Feira de Cinzas, nas sextas-feiras da Quaresma e na Sexta-Feira Santa. Pessoas enfermas, idosas e crianças são isentas dessa orientação.
Fonte: Irmã Maria Inês Carniato, da Editora Paulinas

QUARESMA




QUARESMA: “Ou Santos ou nada”



“Voltai a mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos de luto. Rasgai os vossos corações e não as vossas vestes; voltai ao Senhor vosso Deus, porque Ele é bom e compassivo”. (Jl. 2, 12-13a)



É tempo de conversão, e converter-se é mudar de rumo, mudar de vida, deixar as atitudes próprias do jovem velho para trás e viver o novo que Deus tem planejado para cada um de nós, juventude nova, renovada pelo Espírito Santo de Deus. Apresento-te algo chamado bifurcação, que é o final de uma via que leva a dois caminhos opostos: um para direita e outro para esquerda. É exatamente aí no centro desta bifurcação que neste tempo Quaresmal nos encontramos. Não sei o que tu tens vivido não sei de suas dificuldades, de seus conflitos interiores ou das machucaduras de sua alma, mas sei que você precisa escolher qual dos dois caminhos quer trilhar a partir de agora. Um caminho é o da porta larga, com seus prazeres, ilusões e “alegrias”, (ainda que efêmera vazia e passageira). O outro caminho é o da porta estreita, com os desafios e dificuldades de ser um Jovem Cristão no mundo de hoje. A Igreja te dar as armas necessárias para sua luta deste tempo: Oração, Esmola e Jejum. Jovem você precisa orar mais, exercitar as obras de caridade e jejuar. O Jejum nos conduz a Oração, a Abstinência nos leva a frear nossos instintos e o Sacrifício e a Mortificação nos leva ao encontro do irmão. Jovem, somente os que buscam a Santidade entraram no reino dos céus, é preciso lutar, refrear nossos instintos, dizer não aos convites dos colegas, a pornografia, a sexualidade desregrada, ao homossexualismo e ao lesbianismo, a masturbação e ao palavrão.


Você precisa ter uma CÉUNET e não uma INFERNET. A internet é uma benção, quando bem usada, mas quando ela é mal usada pode ser causa de perdição para muitos. Quero lhe dizer jovem, que o céu é seu lugar, você foi criado para viver no céu, o seu lugar já está preparado na Glória do céu, Lute, não se deixe vencer... E um dia nos encontraremos no céu e juntos faremos uma grande Festa!!!! Deus te Abençoe!!! E até o Céu.




“Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade”. (I Tm. 4,12)




Um Santo tempo Quaresmal e que a força do Espírito Santo vos impulsione a viver “Ou Santos ou Nada”!