II ENCONTRO DA JUVENTUDE ATIVA!
Galera, não vamos esquecer de orar pelo nosso encontrão, que será realizado no dia 16 de Novembro. Ainda temos muitas coisas para resolver, e a colaboração de todos é mais que especial, para que os jovens que nós tanto pedimos, possam sentir o amor de Deus também! Quem já tiver sugestões para o nome deste ano, pode deixar nos comentários!

ADORAÇÃO
Quem participou do nosso encontro no dia 17, pode participar de uma simples, porém maravilhosa, adoração! Você pode deixar comentários sobre essa experiência. Você já tinha feito? Qual foi a sensação de adorar a Jesus?



DOMINGO, DIA 31...
Teremos encontro às 20h, na comunidade. Queria saber de vocês se gostaram dos 15 minutos de intervalo entre a Celebração e a Reunião, para lancharmos. Dependendo da opinião de cada um, poderemos ter este intervalo ou não.

SETEMBRO...
O próximo mês se aproxima, e você pode colaborar com nosso informativo, nos enviando material para o e-mail : juventudeativa@hotmail.com. Qual recado você quer deixar pra galera? Qual amigo seu vai fazer aniversário neste mês? Lembrando que o jornal é feito por todos, então... Mandem seus e-mails...

E não deixem de comentar, hein?

Que a PAZ de Jesus nos permita viver cada dia mais esta alegria!
Abraços!

CINE JÁ!

Especial Senhor dos Anéis

Eita filme pra dar polêmica…O que é mito?
O que é verdade?
Será que vale a pena assistir?
É um atentado a fé?
Padre Paulo Ricardo comenta a trilogia Senhor dos Anéis e mostra a catolicidade desta obra!
Click e assista:










Fonte: RCC - Piúma (http://blog.cancaonova.com/revolucaojesus)

EVENTO


Torre in Night
Tema: Festa, cristã, à fantasia
Local: HOTUR Hotel (centro da cidade)
Data: 23 de Agosto
Início às 20 horas
Ingresso: R$5,00 - Antecipado R$7,00 - Na hora
Concurso: Melhor Fantasia da Noite
Pontos de Venda: Ponto da Fé - Cantinho do Céu - Servos do G.O.
Mais informações: clique na imagem

NOTÍCIAS

XIV Congresso Estadual: Católicos carismáticos oram pelas famílias




O XIV Congresso da RCC-ES será no Pavilhão de Carapina, nos dias 29, 30 e 31 de agosto. Para se inscrever o interessado deve procurar o grupo de oração da sua comunidade ou entrar em contato com o escritório estadual da RCC, no Centro de Vitória, pelo telefone 27 3223 5619.
Neste ano, a RCC-ES traz ao Espírito Santo o pregador-membro do núcleo nacional do Ministério de Pregação Vicente Gomes Machado. Ele vive no estado de Goiás, e sua história com a Igreja Católica teve início em 1991 com a vinda de João Paulo II ao Brasil, antes disso, ele era protestante.


Outros pregadores do XIV Congresso serão: o padre Nilson Aparecido Motta, de Osasco, São Paulo; o cantor José Cosme de Oliveira, do Rio de Janeiro; e o casal Cláudio e Cristina Lazarini, membros do conselho estadual da RCC. A animação do congresso ficará por conta do ministério de música Rezza, de Cachoeiro de Itapemirim.


Fonte: RCC - Piúma (http://www.rccpiuma.com.br)

NOTÍCIAS

Escolhido o cartaz da Campanha da Fraternidade 2009

O Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep) aprovou, na sede da CNBB, o cartaz da Campanha da Fraternidade do próximo ano que tem como o tema Fraternidade e Segurança Pública e como lema A paz é fruto da justiça. Concorreram 47 cartazes e o vencedor é um grupo da Agência Oficina Design & Comunicação de Campinas.


“O conceito principal da imagem é mostrar que a paz pode ser conseguida em qualquer nível cultural ou econômico e a cultura é uma forte ferramenta para conseguirmos a paz”, explicam os autores do cartaz vencedor Adauto Henrique Cavalcante e Luís Gustavo Cavalcante de Mogi Mirim (SP) e Nathália Bellan, Ana Paula Couto, Bianca Uehara Trava e Fernando Ribeiro Moretti, de Campinas (SP).


Com a participação dos responsáveis pela Campanha da Fraternidade nos 17 regionais da CNBB, o Consep, reunido nos dias 9 e 10, fez também um estudo do Texto-Base da CF-2009 que está em fase de redação final e apresentou emendas ao texto. Segundo o secretário executivo da CF, padre José Adalberto Vanzella, todos os subsídios da Campanha estarão disponíveis a partir da segunda quinzena agosto e serão publicados pelas Edições CNBB.
CF-2008


Padre Vanzella apresentou, ainda, a avaliação da CF-2008 feita por 10 regionais (65%) da CNBB. O cartaz, o hino e o texto-base da Campanha foram muito bem avaliados e receberam aprovação de todos. Chamou a atenção, no entanto, o pouco uso de alguns subsídios produzidos pela CF, como círculos bíblicos, calendário, agenda e o material produzido pela Associação das Escolas Católicas (AEC), direcionado para as escolas.

Fonte: Católico News (http://www.catoliconews.com/)

ARRAIÁ DO JÁ! [parte 2]






ARRAIÁ DO JÁ! [parte 1]

Muitos fotos já devem estar espalhadas pelo Orkut da Galera, mas vamos reunir aqui os melhores momentos dessa nossa festa! Não deixem de COMENTAR!


Abraços!
Galera trabalhadora! A juventude marcando presença e compromisso com a comunidade!


As patricinhas! Elas se arrumam até pra trabalhar! E olha só: elas nunca deve ter visto um serrote! rsrsrs


Bianca fazendo graça! Não fique triste Tiaguinho, mês que vem tem mais foto comédia! rsrsrs

COMUNIDADE SANTA CLARA DE ASSIS - 21 ANOS


CONSTRUINDO UMA COMUNIDADE


A fundação de nossa comunidade se deu em 1987, nas primeiras reuniões formadas por um grupo de moradores, como D. Iraci e Sr. Francisco Marchesi, Sr. João Lacerda e D. Geralda, Sr. Joel e D.Regina, D. Alice, Conceição, Sebastião Maioli (atualmente Padre), D. Irene, Sr. Gilberto e D.Mariza, acompanhados do Padre José Muniz (atualmente em Minas Gerais) e com apoio do Sr. Vitor Brambati (in memorian), João Piumbini (in memorian) e Josias Ceruti (in memorian), que foi o doador do terreno e inventivador da construção do templo.

As primeiras Missas e Celebrações foram nas casas dos moradores, até se instalarem na casa do Sr. Joel, num salão improvisado. Com a doação do terreno, começaram as rifas e festas para a aquisição de materiais para a construção. A primeira festa da comunidade foi realizada no galpão da antiga fábrica de tijolos, que se situava à Rua Vitória Régia e hoje encontra-se demolido. Em junho de 1988 houve a benção da Pedra Fundamental, pelo Pe. José. Neste momento, várias outras famílias já haviam se ajuntado ao grupo inicial.

Após alguns anos de construção, o Templo foi inaugurado em 1992. Alguns anos depois, deu-se início à construção da Cantina e, mais tarde, do Salão Comunitário. Recentemente, as maiores Obras foram realizadas através das Campanhas da Telha e do Piso.

Muito há pela frente, nossa comunidade vive um expressivo aumento de participantes e nossos bairros um grande aumento de moradores. Com o trabalho e a Fé em Deus, continuaremos a construir nossa comunidade dia-a-dia. Mas não só uma construção material, de paredes e tijolos, mas também uma construção espiritual, baseada na Palavra e no Amor de Cristo.

PRESENÇA DA JUVENTUDE

A presença da Juventude na comunidade se deu desde o início, com o Grupo de Jovens JASCLA (Jovens e Adolescentes de Santa Clara). Anos mais tarde, este pequeno grupo se desfez, mas surgiu o JOAO (Jovens agindo em oração), que durante quase 10 anos atuou na comunidade, Por fim, em Março de 2006, nasce a Juventude Ativa!, mais conhecida como o JÁ! Além destes grupos, tivemos várias turmas de Perseverança, Crisma e o Grupo de Adolescentes Caminhando com Cristo (GACC), que no momento está inativo. Que nossa comunidade continue apostando no jovem, presente e futuro da nossa igreja!

OS SACERDOTES E VOCACIONADOS

· Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Padre José Muniz
Padre Tarcísio Caliman
Padre Décio
Irmã Palmira
Padre Paulo Regis

· Paróquia São José
Padre Sebastião Batista
Padre José Herval
Padre José Carlos

Na montagem, Vista do Templo na sua inauguração, em 1992; Construção do Salão Comunitário; e o Grupo de Cantos dos Adultos.

A HISTÓRIA DE SANTA CLARA DE ASSIS

FAÇA PEQUENAS COISAS, MAS AS FAÇAM BEM

Santa Clara nasceu em 1193 ou em 1194, na cidade de Assis, filha primogênita antes de outras duas irmãs. Sua família, por parte de pai, era uma família de cavaleiros; por parte de mãe, Clara tinha também o sangue da nobreza. Seu pai se chamava Favarone de Offreduccio, e sua mãe, Hortolana. Além da nobreza de origem, a família era rica, possuidora de não poucos bens.

Como convinha a uma jovem da nobreza, Clara foi educada para ser uma mulher da sociedade, mas sua mãe, mulher de profunda piedade cristã, não se descuidou de transmitir-lhe também os ensinamentos da religião. Assim, desde criança, Clara acompanhava os gestos caridosos de sua mãe para com os pobres de Assis. E ela mesma, desde tenra idade, já se privava de iguarias para, às escondidas, dá-las aos pobres.

Na idade de 17 para 18 anos, momento em que seus pais já estavam preocupados em arranjar-lhe um bom casamento, Clara, sob pretexto de pensar melhor sobre sua vida, postergava sempre a idéia de contrair matrimônio, recusando com delicadeza os pretendentes que os pais lhe apresentavam. Foi neste tempo que ouviu falar de Francisco, um jovem que deixou família e
riquezas para, com um grupo de companheiros - todos considerados loucos pela sociedade - simplesmente viver segundo o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esta idéia a empolgou. Estava decidida: iria viver como aqueles jovens. Depois de algumas conversas com Francisco, foi feito por ambos um plano de fuga.
Deste modo, na noite do domingo de Ramos de 1211 (ou 1212), Clara abandonava a casa e era conduzida à capela de Francisco e de seus companheiros para, aí, depor suas ricas vestes e vestir o hábito da penitência. Após esta breve cerimônia, Clara foi conduzida a um mosteiro de monjas beneditinas.Quando a fuga foi descoberta, os parentes foram ao encalço dela. Tentaram de todos os modos possíveis convencê-la a voltar para casa. Mas ela, agarrando-se à toalha do altar, tirou o véu que lhe cobria a cabeça tonsurada, sinal de sua consagração a Deus. Os parentes viram que nada mais tinham que fazer.

Duas semanas depois, nova fuga da casa de Favarone. Era a segunda filha, Inês, que fugia e ia viver com Clara. Nova tentativa dos parentes de conduzir de volta a segunda filha. Tudo em vão. Assim, a nova comunidade fundada por Clara começava a crescer. Vieram em seguida suas antigas companheiras: Pacífica, Benvinda de Perusa, Cecília de Gualtieri, Filipa de Gislério, Cristiana de Bernardo e outras. Mais tarde veio também a outra irmã, Beatriz, e finalmente sua mãe Hortolana. Depois de mais de quarenta anos de vida no mosteiro, uma vida escondida que, no entanto, irradiava por todas as regiões da Itália, Clara faleceu aos 11 de agosto de 1253, sendo canonizada apenas dois anos depois de seu falecimento.

Pouco tempo depois da morte de Clara, a pedido do papa Inocêncio IV, o bispo de Spoleto convida as monjas do mosteiro São Damião para darem testemunho de Clara. Na ocasião foram narrados episódios significativos de sua vida, tais como: a fuga de sua casa paterna, o encontro com Francisco, os primeiros dias vividos no mosteiro São Damião, a invasão e o milagre da fuga dos Sarracenos, os últimos instantes de sua vida. Clara morreu no dia 11 de agosto de 1253. Dois anos depois de sua morte o papa Alexandre IV a proclamou Santa. Em 14 de Fevereiro de 1958 o Papa Pio XII a declarou padroeira da televisão.
CURIOSIDADES

O MILAGRE DA FUGA DOS SARRACENOS
Houve uma época em que os sarracenos, soldados muçulmanos, estavam nos vales ao entorno de Assis. Todos os conventos dessa época já haviam sido saqueados e faltava apenas o São Damião, das clarissas. Ao serem atacados, Clara mandou que a levassem ainda muito doente para a porta, diante dos inimigos, colocando à sua frente um Ostensório, com o Santíssimo Sacramento.
Prostrada no chão, assim rezou: "Meu Senhor, quereis entregar estas vossas servas frágeis, que criei em vosso amor, nas mãos dos pagãos? Guardai, eu vos suplico, Senhor, estas vossas servas que no momento não posso defender com minhas forças". Ouviu-se, então, uma voz dizendo: "Eu vos defenderei sempre!".
No mesmo instante, os invasores se puseram em fuga, descendo pelos muros que haviam escalado, tal a força daquela que orava, e a graça concedida pelo Senhor. Esta cena é retratada até hoje, em todas as imagens da Santa, que teve um incrível culto pela Eucaristia e uma vida de oração e adoração.


PADROEIRA DA TELEVISÃO
Numa noite de Natal, Clara encontrava-se acamada, doente, e não pôde ir à capela rezar as Matinas. Ficou sozinha em São Damião e começou a meditar sobre o pequenino Jesus e, sofrendo muito por não assistir seus louvores, suspirou: “Senhor Deus, deixaram-me aqui sozinha para Vós”. Segundo Celano, nas Fontes Históricas, eis que de repente começou a ressoar em seus ouvidos o maravilhoso concerto que se desenrolava na Igreja de São Francisco. Escutava o júbilo dos irmãos salmodiando, ouvia a harmonia dos cantores, percebia até o som dos instrumentos.
O lugar não era tão próximo que pudesse chegar a isso humanamente: ou a solenidade tinha sido amplificada até ela pelo poder divino, ou seu ouvido tinha sido reforçado de modo sobre-humano. Mas o que superou todo esse prodígio foi que mereceu ver o próprio presépio do Senhor projetada na parede o quarto onde se encontrava. Quando as filhas vieram, de manhã, disse a bem-aventurada Clara: “Bendito seja o Senhor Jesus Cristo, que não me deixou quando vocês me abandonaram. Escutei, por graça de Cristo, toda a solenidade celebrada esta noite na Igreja de São Francisco”.
Devido a esse fato, o Papa Pio XII declarou Santa Clara padroeira da Televisão por decreto de 14 de fevereiro de 1958
COMENTEM!

ANIVERSARIANTES DO MÊS



Desejamos a todos os aniversariantes deste mês que Deus derrame a paz e a benção, dando-lhes saúde e felicidades. PARABÉNS!

09/08 Diego Miiller
23/08 Hilcker Scopel
24/08 Bianca Marchezi